Prosimetron

Prosimetron

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Boa noite!

Marcadores de livros - 962

Fotos de Jean-Louis Martinetti

O Promenade des Anglais » faz parte da história de Nice, e com ele as cadeiras azuis - chaises bleues - que se encontram colocadas ao longo do passeio viradas para o mar. Os passantes gostam de se sentar nessas cadeiras a admirar o azul da Riviera.
Para os habitantes de Nice, estas cadeiras são um emblema do promenade.  Mas quem conhece Charles Tordo, o fabricante dessas cadeiras? À volta de 1950, Ballanger, detentor da concessão do promenade precisava de 800 cadeiras para alugar e sentar as pessoas.
Ballanger conhece então Charles Tordo, um torneiro, conhecido pelo seu espírito engenhoso e habilidade, empregado numa empresa de manutenção de comboios. Depois do trabalho, ele e a sua família vão-se dedicar ao fabrico das 800 cadeiras, que passaram a ser conhecidas como fauteuil Ballanger.
Louis Tordo, filho do criador das cadeiras, escreveu um pequeno livro em que conta La véritable histoire de la première Chaise Bleue.

... a olhar esta maravilhosa praia de pedras.

Filme sobre Nureyev


Ralph Fiennes vai dirigir um filme sobre Nureyev com argumento de David Hare. Não se sabe ainda qual o período de vida do bailarino que o filme abarcará.
Aguardemos...

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Boa noite!

Continuamos no violoncelo...



John Le Carré no 60 Minutos

 John Le Carré - melhor: John Cornwell - foi entrevistado no 60 minutes que passou na madrugada passada. Se não viram e o puderem fazer... não percam. Às vezes repete mas não sei quando.

Humor pela manhã


Perplexidades da sinalética ...

Bom dia !





Do novo álbum desta bela voz cabo-verdiana .

Marcadores de livros - 960


Um dia destes trarei este livro de crónicas às leituras no Metro.

Anna Akhmatova por Modigliani

Depois de um comentário de APS,  a propósito de um marcador que postei há dias. Eu não sabia que o pintor italiano tinha retratado a poetisa russa. Encontrei estes desenhos na net, todos de cerca de 1911:





terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Boa noite!

A versão original de Sailing (1972), pelos seus criadores: The Sutherland Brothers.

Para a Margarida Elias.

Ao fim da tarde

Ilustação de Stevan Dohanos - Soda fountain, 30 jan. 1954

Um quadro por dia - 397


Este À trois centimètres de la terra foi pintado pelo cubano Wilfredo Lam ( 1902-1982 ) em 1962, e fazia parte da colecção de Alain e Candice Fraiberger. Vendido em Paris, a 6 de Dezembro, por 4,4 milhões de euros.

Biografias e afins


Hoje tinha de ser esta recentemente publicada, já que se assinala o meio século de vida do soberano do país vizinho. E também gostava de ter o selo oficial :)


Humor pela manhã


O SIS rural ... :)

Bom dia !





Do novo álbum deste grupo de três amigos que celebra agora 10 anos de carreira.

Marcadores de livros - 958



segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Os meus franceses - 600

Este CD de Julien Clerc saiu em outubro passado. Muito bom!



Escovar os dentes

Capa de Amos Sewell.



Cinenovidades





Estreou a 20 de Dezembro nas salas francesas esta adaptação da autobiografia romanceada de Romain Gary, será que chegará às nossas ? A realização é de Éric Barbier, e os protagonistas são Pierre Niney e Charlotte Gainsbourg.

Biografias e afins

A biografia da primeira santa sudanesa, beatificada em 1992 e canonizada em 2000, falecida em 1947, uma vida que não é tão distante como possa parecer, como se pode ver nesta entrevista recente da biógrafa :

(...) Bakhita renvoie aux fillettes enlevées par Boko Haram, aux esclaves d'Asie,d'Afrique et d'Europe, aux petites réfugiées sur les routes ...

Bakhita, Véronique Olmi, Albin Michel, 464p, €20.

Pensamento ( s )


Tout ce qui est excessif est insignifiant

Dei por mim a pensar nesta máxima de Talleyrand ao ver mais uma cerimónia nos States em que foram evocadas as campanhas metoo e time's up. Esta amálgama dos últimos meses em que se misturam violações e outros crimes sexuais com engates mal conduzidos, mãos nos joelhos e sexo consensual mas azelha não pode conduzir a nada de bom a longo prazo.

Um quadro por dia - 396


Com atraso, mas com a amizade de sempre, aqui fica este The Birthday Party de Jacqueline Fahey (óleo sobre madeira, 1974 ) para a Ana e o JP , esperando que tenham tido aniversários muito bem passados !

Humor pela manhã


Ando com vontade de provar :)

Bom dia !





Esta coisa estranha de um dos melhores grupos franceses da actualidade estar baseado em Perpignan . Boa semana !

Fer à cheval


Fer à Cheval é a mais antiga saboaria de Marselha, tendo sido fundada em 1856, encontrando-se ainda em atividade.