Prosimetron

Prosimetron

sábado, 27 de janeiro de 2018

Os meus franceses - 598


Depois do ciclismo, André Perchicot dedicou-se à canção e ao cinema.


O chá das cinco - 107

Norman Rockwell - The handkerchief, 27 jan. 1940

Onde está o lenço?


Parabéns, JP!

Um dia muito feliz!

Um regresso à infância e ao "Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda".
Ilustração de Arthur Rackham, editado por Macmillan Company, 1917.

https://www.pinterest.pt/pin/449726712763030625/
‘The romance of King Arthur and his Knights of the Round Table’ abridged from Malory’s Morte d’Arthur by Alfred W. Pollard. Illustrated by Arthur Rackham. Published 1917 by The Macmillan Company.

Parabéns, JP!




Um dia feliz!

Uma encadernação para dar os parabéns

No passado sábado perdi o leilão de um livro (estava longe do computador e sem possibilidade de acesso à net). O interesse no livro tinha dois motivos: um dicionário temático em 5 línguas; e a sua encadernação.
«E a reprodução dessa encadernação que vou usar para felicitar o nosso companheiro prosimetronista (JP) que hoje festeja o seu aniversário.



A encadernação pode ter como origem os Países Baixos porque para além deste livro conheço outros, igualmente impressos em Antuérpia na mesma época (cerca de 1565-1570).
A gravação é feita por meio de ferros a seco; as tarjas laterais repetem os quatro evangelistas; 


na pasta encontra-se a imagem simbólica da Justiça (com espada na mão direita e balança na mão esquerda), com a legenda: "Justitie quisquis picturam lumine cernis"; 


no verso a imagem simbolizando o suicídio de  Lucrécia, com a legenda: "Casta tulit magn[a]m forme Lucretia laudem". 

Em outras encadernações as legendas são, por vezes, mais completas.


sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Boa noite!


Em 16 de junho de 1961, a nova estrela da dança Rudolf Nureyev lança-se (literalmente) para o ocidente e para a liberdade. 
Em maio de 1961, o ballet Kirov de Leninegrado prepara-se para uma viagem ao ocidente. Em Paris, o bailarino de 23 anos foge de noite do seu hotel, altamente policiado pelo KGB, na companhia do coreógrafo Pierre Lacotte e de Clara Saint, então noiva de um filho de André Malraux, para passear por Paris. Alertados por Vitali Strichevsky, os soviéticos resolvem que Nureyev não acompanhará a companhia a Londres e regressará à URSS. Alguns dias mais tarde, no aeroporto de Bourget, enquanto os seus companheiros vão para Londres, Nureyev é informado que não os acompanhará. O bailarino realiza então um salto espetacular para chegar à polícia francesa a quem pede asilo político.
Um documentário muito interessante (para mim, apaixonante) que vi no dia 10 no ARTE e que passa novamente esta madrugada no mesmo canal, às 4h55 (3h55 em Portugal).

Molinard

Perfumes em frascos de cristal Baccarat.
Cartaz de Massa, 1947

A perfumaria Molinard foi fundada em 1849 em Grasse e ainda hoje é uma empresa familiar. Molinard começou por fabricar águas de flores e águas de colónia que vendia na sua loja de Grasse. A partir de 1860, Molinard criou os perfumes Jasmin e Rose, seguidos de Mimosa e Violette em belos de cristal Baccarat.
Em 1900, a perfumaria desencolve-se numa antiga fábrica de perfume, cuja estrutura da destilaria foi projetada por Gustave Eiffel.
Em 1921, Molinard lança o celebérrimo Habanita. 
De então criou vários perfumes, alguns sólidos:

Marcadores de livros - 956

Este veio da Suíça.


quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Os meus franceses - 597


Novo livro de BB sai hoje em França

Paris: Plon, 2017

«Que garderez-vous de moi ? Une danse lascive au son d'un mambo endiablé ? Une petite Parisienne devenue star par hasard ? Une idéaliste qui a voulu un jour consacrer ce qui lui restait de temps sur terre à la cause animale ? Si aujourd'hui j'accepte de parler de moi, même très intimement, si j'accepte de publier ce dernier livre, c'est parce que j'en ai besoin, je veux balayer toute ambiguïté concernant ma vie et mes intentions, dans un souci d'honnêteté et de transparence. Je veux remettre à plat le sens de mon combat et rappeler toujours et encore la place qui doit être rendue aux animaux. Ils m'ont sauvée, dans quelles mesures je les sauve moi?»
Brigitte Bardot

Marcadores de livros - 955


quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Os meus franceses - 596


Monsieur Paul


O conhecido chef francês Monsieur Paul faleceu no dia 20, em Lyon. Paul Bocuse tinha 91 anos; faria 92 a 11 de fevereiro próximo. O leonês mais conhecido no mundo, três estrelas Michelin desde 1965, tinha sido eleito há pouco Cozinheiro do Século por Gault & Millau, guia dos restaurantes franceses. Já anteriormente tinha sido declarado Papa da gastronomia, em 1989, e Chef do século em 2011 pelo The Culinary Institute of America.

 

Marcadores de livros - 954


Modigliani - Nu assis sur un divan (La Belle Romaine) , 1917
Este quadro foi vendido em 2010 por 69 milhões de dólares.

Parabéns, Ana!


Para a Ana, neste inverno, duas pinturas de Henri Lebasque, muito primaveris:



Um dia feliz!

Parabéns Ana


Maria Madalena em êxtase
Louis Finson (1580-1617)
Marseille, Musée des Beaux-Arts 

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Os meus franceses - 595

Marcadores de livros - 953

Orquídeas do Muséum national d'Histoire naturelle (Paris).

Para Jad.

Bonjour!

Hoje começamos o dia com o sabão de Marselha. Fabricado desde o século XII em Marselha a partir de azeite produzido localmente, este produto é elaborado através de um método estabelecido por um édito de Colbert no reinado de Luís XIV e por decretos de Napoleão.
Estes livros desvendam todos os segredos do sabão de Marselha, um produto novamente em voga, pelo baixo custo e pela sua feição ecológica, respeitadora do ambiente e pelos seus benefícios dermatológicos.

Saint-Rémy-de-Provence: Equinoxe, 2000
Saint-Rémy-de-Provence: Edisud, 2007
Escalquens: Grancher, 2010
CreateSpace Independent Publishing Platform, 2016
Paris: Massin, 2016 
Este livro é sobre a saboaria Marius Fabre, de Salon-de-Provence e especializada em sabão de Marselha desde 1900.
Rians: Phenix Azur, 2017
Uma caixa com propaganda ao sabão de Marselha.