Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de janeiro de 2018

Il ragazzo della Via Gluck



Adriano Celentano completa hoje 80 anos!
Il ragazzo della Via Gluck nasceu nessa rua de Milão a 6 de Janeiro de 1938.
Auguri, parabéns!

Os meus franceses - 589

Um encontro com 49 anos!


Melancolia para dia de Reis



Um "carta" de 1852

Marcadores de livros - 936

Adoração dos Magos. Vitral, ca 1410, proveniente da Igreja Saint-Vivien de Rouen.
Paris, Musée du Moyen Âge.


Livros de cozinha - 97

Alfragide: Casa das Letras, 2017

Este livro de Raquel Moreira e Cláudia Silva Mataloto sobre o património gastronómico de Cascais tem para além das receitas (divididas pelos capítulos Da horta, Do mar, Da capoeira e Para adoçar a boca) uns textos que enquadram as tradições alimentares do concelho de Cascais.

Bom dia!

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Memorabilia

Convite para uma festa da campanha eleitoral de Mário Soares para as presidenciais de 1985 e uma das canções mais ouvidas em 1985, que deve ter sido tocada nesse dia:


Boa noite!

Biografias e afins


Dizem as recensôes que esta era a biografia que faltava do segundo imperador dos franceses, sem preconceitos e sem adulações, abordando todas as vestes e máscaras desta complexa vida : o jovem Luís Bonaparte que se disfarça de criado para escapar à polícia austríaca, de pedreiro para fugir da prisão, em fiel herdeiro do tio para se fazer eleger presidente da efémera segunda república francesa, em apoiante do Papa e do clero para melhor sustentar o seu Segundo Império ...
Mas é também este o homem que cria a França ( e a Paris ) moderna, com os caminhos de ferro e a industrialização, o protector do sindicalismo, o restaurador dos monumentos. O apogeu da França até à catástrofe da guerra com a Prússia em 1870 e a perda do trono .

Napoléon III, Alain Frerejean, Fayard,392p, €24.

Um quadro por dia - 394


No passado dia 26 de Novembro, na Christie's de Hong Kong, foi dispersa a colecção de Rolande Verneiges, filha natural de Michel Monet, neta de Claude Monet. Uma centena de lotes, compreendendo obras de amigos do pintor como Manet, Boudin, Signac, obras de juventude do próprio Monet, um raro desenho de Rodin ( Salomé ) oferecido pelo escultor juntamente com alguns bronzes e telas; bem como algumas das 231 estampas japonesas que Monet tinha juntado até à sua morte.
Escolhi esta tela , Trois arbres à Giverny, conservada por Monet e representativa das três idades da vida, e que muitos reconhecerão pois existem três outras versões no Museu Marmottan.

Marcadores de livros - 935

Uma editora que desconheço.


Nicolas Régnier, um homem livre

Primeira retrospetica dedicada a Nicolas Régnier, esta exposição, que pode ser vista até 11 de março, traz à luz do dia a coleção de pintores caravaggescos do Museu de Nantes, como Georges de La Tour.


Humor pela manhã


Ora aqui está uma associação inesperada ... :)

Bom dia !





O novo álbum de um muito interessante trio de jazz francês .

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Boa noite!


O Grand Hotel de la Paix abriu portas em 1887, em Paris junto à Ópera. O salão do hotel tornou-se o ponto de encontro da sociedade frívola e elegante que ia ali dançar ao som da orquestra de valsas de Isaac Strauss, bisavô de Claude Lévi-Strauss.

Marcadores de livros - 933

Este marcador vinha com um Pamuk que já tinha. Troquei-o por:
Este livro há de constar nas «Leituras no Metro».

De volta à escola

Jessie Willcox Smith - The scholar, 1909

Para a Ana e para as nossas professoras visitantes.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Boa noite!


O cantor britânico Ed Sheeran foi o artista preferido pelos utentes do Spotify (serviço de música que nunca utilizei) em 2017, com 6,3 biliões de reproduções. A sua canção Shape of You foi a mais ouvida.

A arte do pastel: de Degas a Redon


O Petit Palais (Paris) apresenta até 8 de abril uma seleção da sua coleção de 200 pasteis.  Podem ser vistas obras representativas das principais correntes artísticas da segunda metade do século XIX, do Impressionismo ao Simbolismo.
Estão expostas obras de Berthe Morisot, Auguste Renoir, Paul Gauguin, Mary Cassatt e Edgar Degas, de simbolistas como Lucien Lévy-Dhurmer, Charles Léandre, Alphonse Osbert, Émile-René Ménard e Odilon Redon, e também de uma pintura mais mundana como as de James Tissot,  Jacques-Émile Blanche, Victor Prouvé ou Pierre Carrier-Belleuse.


Marcadores de livros - 932

Verso e reverso de três marcadores magnéticos abertos.


Obrigada, Luisa!

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Natalie Dessay a realçar o Ano Novo!

É pena uma voz desta acabar por ter um tempo próprio.


Desejo que 2018 seja um ano em que a qualidade e a beleza vençam.

Boa noite!


Marcadores de livros - 931

Feliz 2018!

Marcadores de livros - 930


Um bloco de marcadores com o calendário para 2018 para evitar cartazes como este:


Bom Ano para todos!

As vitrines da Hermès


Só há uma semana reparei que esta exposição tinha estado no Grand Palais (Paris). evia ser bem gira.
«Dessinez-moi vos rêves» pediu Annie Beaumel, responsável pelas montras da Hermès, a Leïla Menchari quando a loja se encontrava no 24, Faubourg Saint-Honoré. Estávamos em 1961, ela tinha acabado as Belas Artes  de Paris depois de ter estudado artes plásticas em Tunes, a sua cidade natal. Foi assim que Leïla Menchari começou a trabalhar para Hermès. De 1978 a 2013, ela imaginou, desenhou e realizou a decoração das montras.
Foram estas vitrinas, cenografadas por Nathalie Crinière, que o visitante pode ver no Grand Palais.