Prosimetron

Prosimetron

sábado, 29 de julho de 2017

Boa noite!

Uma das canções das Leituras no Metro de hoje, na voz do seu criador e reinterpretado por Madeleine Peyroux.

Leituras no Metro - 282

Porto: Porto Ed., 2013

Resolvi ler este romance de Gianrico Carofiglio, depois de ver um post sobre este escritor n'O Falcão de Jade.
Um conhecido telefona ao advogado de defesa Guido Guerrieri para que ele receba um casal, a quem a filha desapareceu há seis meses. Os pais da desaparecida Manuela pretendem que o advogado tente encontrar novas provas que obriguem a Polícia a reabrir o processo de investigação. Perante o desespero em que o casal se encontra, Guido Guerrieri aceita o caso, sem grande convicção.
Todas as noites, Guerrieri passeia por Bari, acabando invariavelmente no Chelsea Hotel, um bar propriedade de Nadia, uma ex-prostituta e ex-cliente do advogado. Será que ele vai conseguir saber o que aconteceu a Manuela? Claro que sim. :)
Tenho pena que este seja o único romance de Carofiglio traduzido em Portugal.


Marcadores de livros - 779


sexta-feira, 28 de julho de 2017

Boa noite!

Uma das canções mais mais ouvi de um dos grupos de que mais gosto:


O 50.º aniversário do tema Light my Fire dos The Doors é assinalado amanhã com o lançamento de uma edição digital com três versões da canção. Light my Fire", segundo single do álbum de estreia de The Doors, chegou a número um da lista da Billboard, nos Estados Unidos, a 29 de julho de 1967. 

Uma janela florida

Capa de Judith Shahn, 28 jul. 1986

Para a Ana.

Marcadores de livros - 778


quinta-feira, 27 de julho de 2017

Os meus franceses - 549

Isabelle Aubret, que hoje faz 79 anos, interpreta (bem) uma canção de Jean Ferrat, talvez o meu francês preferido.

Na praia

Constantin Alajalov - Palefaces at the beach.
The Saturday Evening Post, 27 jul. 1946

Marcadores de livros - 777

24 marcadores dentro de uma caixa de CD com pinturas de Aurelio Suárez, um pintor que eu só conhecia através de um marcador (v. Marcadores de livros - 692).  
Partilho com todos este belo presente para verem ou conhecerem este pintor espanhol:





Os versos são pormenores de pinturas que se encontram representadas na totalidade nos reversos, como se vê nos últimos seis marcadores reproduzidos.

Tenho mais uma caixa de CD com marcadores deste pintor que ficará para outras 'núpcias'.

Grazas, Justa, por nos dares a conhecer Aurelio Suárez.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Boa noite!


Para acordar...

Ben Kimberly Prins - «Making a wake», 26 jul. 1958

No Dia dos Avós

Matosinhos: Kalandraka, 2015

«A minha avó dorme. A minha avó dorme o dia todo. A minha avó dorme o dia todo, desde há um mês… A avó adormecida apresenta com sensibilidade, ternura e proximidade, a estreita relação entre um menino e a sua avó, que fica doente. O tom poético do texto é complementado pelas ilustrações simples à base de cores suaves feitas com lápis, aguarela e pastel» de João Vaz de Carvalho» (Da sinopse)

Lisboa: Orfeu Negro, 2017

O que é que guardas nesta linha, avó?
E o que é que está nestas pequeninas? Hoje a avó faz anos e é dia de festa para toda a família! Mas a menina está intrigada: como podem as linhas que marcam o rosto da avó ser tão pequeninas e guardar tantas memórias...

No Dia dos Avós, leia ou dê a ler estes livros de Roberto Parmeggiani e Simona Ciraolo.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Boa noite!


Festival de Salzburgo 2017

Ainda durante a Primeira Guerra Mundial, nasce a ideia de dar à luz um festival na cidade barroca de Salzburgo, longe da azáfama das metrópoles europeias. O realizador Max Reinhardt que iniciara a sua carreira de actor no Stadttheater de Salzburgo, submete um memorando às autoridades competentes em Viena em 1917. O escritor e poeta Hugo von Hofmannsthal publica, por sua vez, uma proposta a delinear o conceito deste festival em 1919. Apoiam este projecto também o compositor Richard Strauss, o maestro e director da Ópera de Viena Franz Schalk e o encenador Alfred Roller. Este “quinteto” consegue, contra todas as resistências, levar a cabo a realização da primeira edição: a 22 de Agosto de 1920, é representada a peça Jedermann de Hugo von Hofmannsthal na encenação de Max Reinhardt, ao ar livre na praça da catedral. 

A história em torno de um homem rico que pensa poder comprar tudo com a sua fortuna, até se confrontar com a morte, integra, sem interrupção, todas as edições do festival desde 1920 (à excepção das edições entre 1938 e 1944).
E precisamente com a exibição desta peça no passado dia 21 de Julho, arrancou a edição do Festival de Salzburgo de 2017. Até 30 de Agosto, os espectadores poderão escolher entre ópera, teatro e concertos sinfónicos. 


O elenco de artistas é infindável, contando, entre outros, com Cecilia Bartoli, Plácido Domingo, Joseph Calleja, Juan Diego Flórez, Rolando Villazón, Theodor Currentzis e John Eliot Gardiner.


Imagens: Tobias Moretti, Stefanie Reinsperger e Hanno Koffler, actores nos papéis principais de Jedermann este ano 

Biografias e afins


O mais recente volume de uma colecção já bastante divulgada nestas páginas, e da lavra daquela que biografou e muito bem tantas rainhas . Capítulos dedicados ao que era o quotidiano das soberanas, sem esquecer o lado sombrio de ter de lidar com as constantes infidelidades dos maridos : de uma Catarina de Médicis que ligava pouco, mais preocupada com o poder, a uma Maria de Médicis que partia tudo o que tinha à mão no então Palácio do Louvre, ou em época mais recente às cenas de grito e apito de Maria Carolina de Nápoles .

Dictionnaire amoureux des reines, Plon, 620 p, € 25.

São servidos ?



As primeiras uvas da " Outra Banda " , e bem saborosas .

Números



Flutua pelas águas antárcticas o A68, um dos maiores icebergues alguma vez registados, 300 vezes maior do que aquele que afundou o Titanic :

5800 quilómetros quadrados ( maior que o Algarve )

1155 quilómetros cúbicos

190 metros de altura

200 metros de profundidade

1000 milhões de toneladas


Humor pela manhã



As redes sociais são também uma grande fonte de humor, ainda que inesperado ...

Bom dia !





O cantor e compositor de origem libanesa, agora uma sensação em terras francesas .

Caixa do correio - 88

Catedral de Santiago de Compostela. Fachada das Piratarias: Rei David.

Obrigada, Luisa!

Marcadores de livros - 776


O Liber Sancti Jacobi, também conhecido como Codex Calixtinus ou Códice Calixtino (Santiago de Compostela, Arquivo da Catedral), é um manuscrito iluminado de meados do século XII.

Obrigada, Ana.

Marcadores de livros - 775

No Dia de Santiago de Compostela:

Dois marcadores serigrafados sobre tecido.

Com um agradecimento à Ana e à Luísa que mos ofereceram.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Boa noite!


Esta montagem de atuações ao vivo da canção Solsbury Hill inclui excertos de concertos em Rockpalast (1978), Live in Athens (1987), Secret World Live (1993), Growing Up Live (2003), New Blood Live (2011) e Back To Front (2013).
Fisicamente, Peter Gabriel mudou alguma coisa, mas a voz nem por isso.

Um novo padrão. A Fábrica-escola de Louça do Rato


O Palácio Pimenta assinala os 250 anos da criação da Real Fábrica de Louça do Rato com uma exposição sobre a importância daquela unidade fabril para o estatuto de Lisboa como cidade de referência na produção e exportação de peças de cerâmica, na segunda metade do século XVIII.
Comissariada pelo historiador da arte Celso Mangucci, esta exposição incide ainda sobre o conceito de “escola-fábrica”, à época um modelo de fabrico e de ensino inovador, e sobre o extenso legado que a fábrica deixou na história de Lisboa.
A exposição pode ser visitada até 30 de setembro.

Marcadores de livros - 774


domingo, 23 de julho de 2017

Boa noite!

Apontamentos artísticos

Entre as prioridades de reconstrução logo após o terramoto de 1908 em Messina, figurava um espaço, dedicado ao museu desta cidade. Passados mais de cem anos, abriu finalmente a 17 de Junho o MuMe (Museo Interdisciplinare Regionale) que conta a história de Messina, desde o século III antes de Cristo até aos inícios do século XX. Da colecção permanente destacam-se algumas obras primas de Caravaggio (Resurrezione di Lazzaro e Adorazione dei pastori) e de Antonello da Messina (Ecce Homo, e o Políptico de São Gregório, ver imagem).
Outro museu inaugurado recentemente (a 1 de Julho) revive o percurso de Frederico II da Suábia. A cidade de Jesi (Ancona), onde o Stupor Mundi viria a nascer a 26 de Dezembro de 1194, acolhe no seu Palazzo Ghislieri o primeiro museu multimédia e proporciona assim a descoberta desta figura histórica única, através de 16 salas temáticas em 3 pisos com reconstruções tridimensionais e touch screen: o nascimento do imperador, a coroação, o relacionamento com os papas e a Igreja, a cruzada, os castelos e a paixão pelas artes e ciências.  

O Castello Aragonese da maravilhosa localidade de Otranto (região da Puglia) convida a uma exposição com 21 obras de Caravaggio e "caravaggeschi", seguidores do grande mestre lombardo. Entre elas, encontra-se o famoso "Ragazzo morso da un ramarro" de 1596, que nos mostra um rapaz visivelmente incomodado após ter sido mordido por um lagarto verde. Outras telas exibidas, pertencentes à colecção particular de Roberto Longhi (1890 - 1970), são da autoria de Jusepe de Ribera e Mattia Preti. A projecção do filme Caravaggio, L'ultimo tempo de Mario Martone completa a visita.
Até 24 de Setembro

Marcadores de livros - 773


Leituras no Metro - 281


Gostei imenso deste livro de Pepetela. Há cerca de um mês, talvez, vi na tv, o documentário A Casa, baseado no primeiro capítulo deste romance e que tem como 'protagonista' a Casa dos Estudantes do Império.

«Atravessaram a rua, entraram na Casa dos Estudantes. No primeiro andar era a cantina. Foram passando por entre as mesas, cumprimentando os que já estavam instalados.» (p. 18)


«Conversas mais sérias, não convém tê-las nem na Casa nem no Rialva. Reparaste no tipo com chapéu que estava sentado ao nosso lado no café? Aquele não engana ninguém. […] E ponho a minha cabeça em baixo dum comboio se o tipo do chapéu não é pide.» (p. 21)


«Entraram numa taberna famosa pela sua aguardente de ginja. Era uma tasca estreita, onde dez pessoas dificilmente cabiam. Ele encomendou dois cálices.
«- Com elas ou sem elas? – perguntou o taberneiro.
«- Com elas, com elas – respondeu Sara, rindo.
«Beberam de pé no balcão, como todos os clientes. Com um palito, pescavam as ginjas no cálice e depois cuspiam os caroços para o chão, era um ritual. Como era ritual no bar Amazonas, no Arco de Cego, deitas as cascas dos tremoços para o chão, as quais no fim da noite faziam um tapete fofo.» (p. 24-25)



«[Sara] Tentou relembrar um poema de Éluard que circulava clandestinamente, sobre a liberdade, mas só retivera os primeiros versos.» (p. 131)