Prosimetron

Prosimetron

sábado, 21 de janeiro de 2017

Boa noite!

Nova vinheta : Oliveira Marques


Impossível não assinalar no Prosimetron , onde quase todos conheceram e/ou tiveram estreita amizade com ele, os 10 anos que passam na próxima Segunda-feira sobre a inesperada morte do Professor Oliveira Marques . Ficou uma obra imensa, é verdade, mas também a sua memória deve ser lembrada condignamente, o que ainda está por fazer por razões várias que aqui me dispenso de comentar e pese embora alguma homenagem avulsa aqui e aqui .

Números


A confirmação do envelhecimento do país surge-nos de todos os lados, até no sistema prisional onde em Março nascerá o Estabelecimento Prisional do Mondego, na Guarda, que é apenas a transformação do velho Centro Educativo do Mondego, e onde os jovens delinquentes serão substituídos por 50 reclusos idosos,uma  forma de acomodar alguns dos actuais 758 com mais de 60 anos, e 10 com mais de 80 anos ...

Um quadro por dia - 331



Uma tela pouco conhecida de alguém que muito aprecio, o Douanier Rousseau ( 1844-1910 ) , pintada entre 1909 e 1910 e com o título Deux lions à l' affût dans la jungle , 119,8x84,5cm, foi vendida no Mónaco no passado dia 14 de Dezembro por 2,6 milhões de euros .

Humor pela manhã


Bom dia !





Os Blur e Françoise Hardy, que fez esta semana 73 anos .

Marcadores de livros - 594



quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Boa noite!



Nova vinheta

Incontornável acontecimento, seja ele um pesadelo para uns ou uma promessa de algo melhor para outros . Nem se pode dizer que " o problema é deles ", já que é um cargo nacional com muita influência internacional . Há lugares que mudam as pessoas para melhor, espero que seja o caso ...

Humor pela manhã



A eterna rivalidade ...

Bom dia !





Uma voz norte-americana, já que por estes dias as atenções estão viradas nessa direcção ...

Marcadores de livros - 591

Pormenor do quadro abaixo reproduzido:
Cézanne - Pommes et oranges, ca 1899

Cézanne nasceu há 178 anos.

Marcadores de livros - 590

Faleceu há dez anos.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Livros

Um livro que li e gostei muito: O Fulgor da Luz, conversas com Maria Helena Vieira da  Silva e Arpad Szenes, um livro de Anne Philipe.



Não posso esquecer nunca o deslumbramento que senti nas primeiras semanas que passei em Paris. Nesse tempo não escondiam, como hoje, os quadros dos mestres no interior das galerias, podíamos admirá-los ao passear. Que riqueza, que diversidade! Braque, Modigliani, Dufy, Utrillo. Gostava muito dos bons Utrillo.

Anne Philipe, O Fulgor da Luz, Conversas com Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes. (Tradução Luiza Neto Jorge). Lisboa: Rolim, sd, p. 25.

Maurice Utrillo, Monmartre, Cortesia do Google imagens


Boa semana!

Boa noite!

Casal a ler

Renoir - In the studio: Georges Rivière and Marguerite Legrand, 1876–1877
Dallas Museum of Art

Renoir - Casal a ler: Edmond Renoir e Marguerite Legrand, 1877

O prazer de ler é redobrado quando se vive com alguém com quem se partilham os mesmos livros.
Katherine Mansfield

Marcadores de livros - 586

Verso e reverso.

Gracias, Justa!