Prosimetron

Prosimetron

sábado, 24 de dezembro de 2016

Para Jad



Exemplares de O Cântico dos Cânticos ilustrados na Idade Média são raros. Este número da revista apresenta um manuscrito quase desconhecido (Cambridge, MA., Harvard University, Houghton Library, ms. Typ 139) com 45 ilustrações, atribuíveis a um artista trabalhando no círculo dos irmãos Bembo do norte da Itália, no segundo quartel do século XV.

Bom Natal!

Boa noite!




As iluminações na Baixa lisboeta:
Rua Nova do Almada
Rua do Ouro
Rua da Prata
Rua Augusta
Terreiro do Paço
Uma árvore feitas de garrafas de água de plástico, em Telheiras.

Para a mesa da consoada: A arte de Clara Peeters


Clara Peeters foi pioneira na pintura da naturezas mortas e uma das poucas mulheres pintoras da sua época. Desenvolveu a sua atividade em Antuérpia e a primeira obra de sua autoria datada que se conhece é de 1607. 
Os quadros (conhecem-se cerca de 40) de Clara Peeters são enigmáticos «¿qué significaba para alguien de en torno a 1610 una vasija de porcelana del tipo de las que vemos en estos bodegones? ¿Y una alcachofa o una concha? Esta exposición se propone responder a estas preguntas y poner de relieve los logros de esta artista, poco conocida pero extraordinaria.»
A exposição El arte de clara Peeters, comissariada por Alejandro Vergara, pode ser visitada até 19 de fevereiro no Museu do Prado.


Caixa do correio - 72

Mais um cartão ('capa' e 'contracapa') de Boas Festas que chegou ontem. Agradeço a quem mo enviou. E mais uma vez, desejo um bom dia a todos.


Marcadores de livros - 561


Um belo puzzle. Obrigada, Justa.

Bom Natal a todos!

Desejo a todos um Feliz Natal!

Desejo a todos um Feliz Natal!

que os presentes sejam saúde, alegria e inteligência 
para fazer face a um mundo cada vez menos pacífico.


Resultado de imagem para christmas postcard vintage

https://pt.pinterest.com/pin/AZSNzPbLvsmmNFmbKgqt0SdoCA5qxBiDcfNrSpoO3veufRqvaeaJGfg/


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Boa noite!


Patti Smith é também uma muito boa escritora.



Marcadores de livros - 560

Duas letras iluminadas. 
Folheto dos arquivos municipais da Dordogne (França).

Elegâncias - 138

Luisa falou num comentário dos «Manolos» e eu encontrei estas preciosidades de Manolo Blahnik, um designer de sapatos canarino. Ele foi criado numa plantação de bananas, o que o deve ter influenciado até hoje.



Estes são os meus preferidos.

Números


5 200 000

euros , o manuscrito da Segunda Sinfonia de Gustav Mahler é agora a obra musical mais cara da História, destronando finalmente Mozart . Foi na Sotheby's de Londres .

Humor pela manhã


Bom dia !




É o que vejo à minha frente . Uma manhã de Inverno como se quer :)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Boa noite!


Um quadro por dia - 327



Espero que esta bela Natividade de Federico Barrocci ( Museu do Prado, Madrid ) não tenha ainda aparecido nestas páginas . 

Citações



(...) Um traficante de sangue é um canalha. Uma hierarquia do tráfico de sangue é constituída por canalhas. E os amigos dos traficantes de sangue canalhas são. Não enterremos este assunto como enterramos tudo, na primeira página dos jornais .

- Clara Ferreira Alves, no Expresso do passado Sábado .

Fez-me confusão na altura, como terá feito a muita gente, a contratação de José Sócrates ( sempre ele ... ) pela Octapharma, a poderosa multinacional monopolista do sangue em Portugal por via de concursos públicos . Agora, 180 milhões de euros depois e com os concursos sob suspeita, já percebo melhor . Uns vampiros mesmo, que até o sangue dos portugueses não deixaram em paz ...

Humor pela manhã


A angústia do perú :)

Marcadores de livros - 559

Verso e reverso.

The Color Line


The Color Line é o título de um artigo do grande líder negro Frederick Douglass e designa a segregação dos negros, surgida nos Estados Unidos depois da Guerra da Secessão, em 1865.


Com efeito, se no fim desta guerra foi declarada a abolição da escravatura, a linha de demarcação racial ia continuar a marcar a sociedade americana, como o pressentia o ativista W.E.B. Du Bois em 1903 no seu livro The Soul of Black Folks.

W.E.B. Du Bois 

A ratificação da 13.ª Emenda abriu um novo período na história americana, em que a escravatura deu lugar ao período da segregação que só acabaria, em 1964, com a assinatura do Civil Rights Act pelo Presidente Johnson.
É todo este período e a luta pelos Direitos Civis que perpassa nesta exposição.



Caixa do correio - 71

Esta beleza de cartão de boas festas chegou no correio há dois dias. Agradeço a quem mo enviou, com votos de um Feliz Ano Novo.

Bom dia !




A grande cantora da Afro Soul para aquecer a manhã

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

O maravilhoso Café Pushkin



Esta é uma daquelas histórias que daria um bom romance ou um excelente filme.
 Há mais de 50 anos , o lendário cantor francês Gilbert Bécaud visitou  Moscovo. Quando voltou a Paris , escreveu a canção " Natalie " e dedicou-a à sua guia russa.
A canção diz qualquer coisa como: " Caminhávamos à volta de Moscovo , visitando a Praça Vermelha  e tu dizes-me que aprendeste coisas sobre Lenine e a Revolução , mas eu só  desejava que estivéssemos no Café Pushkin , a olhar a neve lá fora, a beber chocolate quente e a falar sobre algo completamente diferente ... "
A canção tornou-se  incrivelmente popular em  França e, obviamente,  todos os turistas franceses que iam a  Moscovo tentavam encontrar o famoso" Café Pushkin. "
Mas nunca o conseguiram encontrar , uma vez que existia apenas como uma fantasia poética na canção de Bécaud .
Mas em 1999, esta fantasia poética tornou-se realidade quando um artista franco- russo Andrei Dellos e Andrei Mákhov , abriram o  Café Pushkin numa mansão barroca histórica na Rua Tverskoy.
E o mais fantástico desta história?
Bécaud , o cantor francês que inspirou tudo, cantou " Natalie " na inauguração do restaurante.


recebido por e-mail) 

Os meus franceses - 509


«No seu 97.º aniversário, os mais belos olhos do cinema fecharam-se definitivamente.» Foi deste modo que a família de Michèle Morgan - a primeira atriz a receber o prémio de interpretação feminina em Cannes - anunciou a sua morte, ocorrida ontem.


Boa noite!

Marcadores de livros - 558

Versos e reversos de três marcadores.