Prosimetron

Prosimetron

sábado, 5 de novembro de 2016

Boa noite!

Este poema de Góngora já andou por aqui cantado por Paco Ibáñez.

Cinema

No dia mundial da sétima arte deixo A Morte em Veneza de um cineasta que admirava a beleza, Visconti. Um filme que gostei muito.
Bom fim de semana!


Cézanne e Zola: uma longa amizade

O filme é um bocado lento, mas gostei, talvez porque fiquei a saber um pouco mais sobre duas figuras que aprecio e admiro: Zola é um escritor que devorei na minha adolescência; Cézanne é um génio da pintura - «o pai de todos nós», como disse Picasso.

Cézanne - Retrato de Émile Zola, 1864

Dois livros de Luísa Ducla Soares

Lisboa: Livros Horizonte, 2016

O que têm em comum um rapaz com a mania dos efes, uma velhinha que procura companhia, um rapaz triste que encontra uma rapariga alegre e um senhor que só tem um cabelo? Estão todos num dos novos livros de Luísa Ducla Soares, iIustrado por Natalina Cóias, que contém histórias inéditas («A Velhinha Solitária», «O Rapaz Triste, a Rapariga Alegre», e «O Cabelo do Senhor Capelo») e o divertido conto «O Fulano do F».

Sesimbra: Canto das Cores, 2016


Marcadores de livros - 511


A Editora Impedimenta tem uns marcadores de muito bom gosto. Pelo menos, do meu ponto de vista. :)

Gracias, Justa!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Boa noite!

A arte do retrato - 204

Mais um retrato de Isabel II, este por Henry Ward e por encomenda da Cruz Vermelha Britânica para assinalar os 60 anos de patrocínio da soberana .

Biografias e afins



Uma biografia em banda desenhada pela mesma dupla , Catel Muller e José-Louis Bocquet , que já biografou Kiki de Montparnasse e Olympe de Gouges e que agora se dedicou a uma das rainhas dos anos 20 e 30 do século passado : Joséphine Baker, uma vida extraordinária desde o Missouri até ao castelo des Milandes , passando pelos anos de Buenos Aires, Viena ou Londres . 600 páginas por onde passam também os grandes amigos e admiradores : Picasso, Corbusier, Cocteau ou Simenon .

Joséphine Baker, Casterman, 567p, € 25 .

Números


364 000

euros, foi o que um particular americano deu por um tanque Chrysler M4A4 Sherman , de 1944, com 32 toneladas e proveniente do Normandy Tank Museum , em Catz, no passado dia 18 de Setembro .

Um quadro por dia - 317



Com atraso, mas aqui fica este Birthday party da norte-americana Virginia Cuthbert ( 1908-2001 )  com dedicatória para a Margarida Elias . Parabéns !

Humor pela manhã



Deve ser coincidência, mas esta disposição de livros numa Fnac tem que se lhe diga ...

Bom dia !





E bom fim de semana !

Marcadores de livros - 510

Verso e reverso de dois marcadores com il. de John Prieto e Yolanda Falagán.

Gracias, Justa!

Amanhã no Porto


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Boa noite!


Parabéns, Margarida Elias!

Robert Henri - Portrait of Mrs. Robert Henri, 1914
San Diego Museum of Art 
Robert Henri - The beach hat, 1914
The Detroit Institute of Arts

São ambos retratos de Marjorie Organ Henri,  segunda mulher do pintor.


Um dia feliz!

Marcadores de livros - 509


Dez lindos marcadores das Terras do Miño.

Obrigada, Luisa. No dia mundial da Reserva da Biosfera 

Etgar Keret: Sete anos bons

Há uns anos li O motorista de autocarro que queria ser Deus e amei, como dizei os brasileiros. 

Trad. Lúcia Liba Mucznik.
Porto: Ambar,  2004

Finalmente, amanhã vai ser apresentado no Corte Inglês um novo livro traduzido de Etgar Keret, com a presença do autor. De certeza que este livro me vai fazer companhia numas viagens de Metro.
Trad. Lúcia Liba Mucznik.
Lisboa: Sextante, 2016

«Se um rocket pode cair sobre nós a qualquer momento, que importância tem despejar o lixo? E os pássaros do jogo «Angry Birds», lançados raivosamente contra pobres porquinhos, não lembram terroristas?
Com particular ironia, Etgar Keret relata neste livro histórias de sete anos da sua vida: o nascimento do filho, a terrível história da sua irmã ultraortodoxa e dos seus onze filhos, a trajetória dos seus pais sobreviventes do Holocausto, encontros com taxistas stressados, viagens de avião, noitadas literárias agitadas, ameaças de bombas, a morte do pai.
Um livro extraordinário sobre a vida de hoje em Israel e no mundo, onde o humor e a emoção se combinam com uma boa dose de absurdo.» (Sinopse da editora.)



quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Boa noite!

Para além de realizador, Satyajit Ray escreveu música para alguns dos seus filmes.

Para Presépio no Canal, em jeito de geminação.


Um quadro por dia - 316


Jakub Schikaneder, Dia de Fiéis Defuntos, 1888, Národni galerie, Praga .

Biografias e afins


Os verdadeiros heróis da Segunda Guerra Mundial, quase todos ilustres desconhecidos não fora o autor Maurin Picard ter tido a ideia de recolher os testemunhos destes americanos, franceses e ingleses que revelaram inesperadamente nas suas condutas o melhor da humanidade .

Des héros ordinaires, Maurin Picard, éditions Perrin, 350p, € 20

Humor pela manhã


Não sei que electrodoméstico será este :) ,,,

Onde me apetecia estar


Estou " apaixonado " pela Villa Cavrois , este resultado genial do encontro entre no início dos anos 30 entre o milionário francês do têxtil, Paul Cavrois , e o arquitecto Robert Mallet-Stevens . Tinha de ser uma casa grande, não apenas por ostentação mas desde logo pelos 9 filhos do proprietário, e chegou-se a 1800 metros quadrados, com uma fachada de 60 metros ...

Mallet-Stevens desenhou tudo, até os móveis , com uma modernidade que ainda hoje impressiona como se vê na cozinha e na casa de banho principal . Contra partilhas ( chegou a estar dividida em apartamentos pelos vários filhos de Paul Cavrois ) , especulação imobiliária ( pelo valor do terreno ) e a negligência de sucessivos proprietários, sobreviveu até aos anos 90 quando uma associação de amigos a conseguiu classificar . O futuro ficou definido quando o Estado a comprou em meados dos anos 90 e a confiou ao Centre des monuments nationaux , e após 12 de restauro que custaram 23 milhões de euros foi restituída ao seu esplendor original . Visitável todos os dias, menos à terça-feira .







Villa Cavrois, 60 , Av. du Président Kennedy, Croix ( Lille ) . villa-cavrois.fr

Lá fora - 277


En 1958, je peignais des bananes quand Yves Klein m' a dit : " Ta personnalité , c' est d' écrire " 

E foi o que Benjamin Vautier , conhecido como Ben, fez durante os 50 anos seguintes . O Musée Maillol reabriu com uma retrospectiva dedicada a Ben, com mais de 200 obras , com curadoria de Andres Pardey, do Museu Tinguely de Basileia , e do próprio artista .





Tout est art ? Ben , até 15 de Janeiro de 2017 , Musée Maillol, Paris . museemaillol.com

A arte do retrato


A 2 de Novembro de 1755 nascia em Viena a arquiduquesa Maria Antonieta, futura Rainha de França, 15º filho da Imperatriz Maria Teresa e de Francisco de Lorena . Baptizada no dia seguinte, foram seus padrinhos por procuração os Reis de Portugal, D.José I e Mariana Vitória de Espanha .
Ninguém em Viena e no resto da Europa Central fazia ideia do estado em que estava Lisboa , a recém-nascida, que vemos na tela ainda no seu berço,  achou sempre que tinha sido um mau presságio tanto o nascer em Dia de Fiéis Defuntos como o Grande Terramoto de Lisboa ...

( Martin van Meytens , Familia Augusta, 1755, Palácio de Versalhes - comprado pelo Rei Luís Filipe )

Marcadores de livros - 508

O Escorial foi declarado Património Mundial da Humanidade em 2 de novembro de 1984.


Gracias, Justa.

Caixa do correio - 67

Recebi este lindo cartão, dentro de um envelope com estes selos:

Obrigada a quem mos enviou.

Marcadores de livros - 507


Bom dia !





Do novo álbum , Secular Hymns .

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Os meus franceses - 499

Esta canção foi escrita em 1967, no mesmo ano em que Gainsbourg escreveu Je t'aime moi non plus, que só foi gravada dois anos depois.

Martinho Lutero - a nossa vinheta


Iniciou-se ontem o ano comemorativo do quinto centenário da Reforma. Os cristãos protestantes assinalaram o Dia da Reforma, recordando assim o protesto que Martinho Lutero expressou numa carta dirigida em 31 de Outubro de 1517 a Albrecht de Brandenburgo que, na qualidade de Markgraf (conde) de Brandenburgo, acumulava ainda as funções de príncipe eleitor, arcebispo de Magdeburg e arcebispo de Mainz. Lutero, monge da ordem de S. Agostinho, criticava um conjunto de práticas, habituais na Igreja Católica da época, entre elas, a venda das indulgências, fonte de rendimento para a vivência luxuriosa de muitos bispos e para a construção de igrejas, incluindo a edificação da Basílica de S. Pedro. É possível que tenha afixado as teses à porta da igreja de Wittenberg – porém, não existem provas que suportem esta ocorrência.
A abertura do ano jubilar que culminará nos 500 anos da Reforma no próximo dia 31 de Outubro de 2017, foi celebrada ontem num acto oficial em Berlim, presidido pelo Presidente da República Alemão, Joachim Gauck.
A Martinho Lutero num retrato de Lucas Cranach o Velho de 1541, que pretendia tudo menos a cisão da Igreja Católica de então, é dedicada a nova vinheta.

Marcadores de livros - 506

Frente e reverso.

O «Tesouro dos remédios da alma» - 25

Bob Dylan - Crónicas. Lisboa: Ulisseia, 2005, vol. 1, p. 68-70

Marcadores de livros - 505



segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Boa noite!

Mais uma canção de Bob Dylan, esta do disco Empire Burlesque (1985).

Números



1000

milhões de euros - O astronómico valor pedido pelo Grupo Campari-Cinzano pela Villa Les Cèdres , construída em 1870 num parque de 14 ha em Saint-Jean-Cap-Ferrat , e que foi comprada em 1904 pelo rei Leopoldo II dos Belgas , tendo depois passado em 1924 para a família Marnier, do licor Grand Marnier , que a vendeu , com a empresa dos licores, ao grupo italiano em Junho deste ano .
O grupo italiano imediatamente a pôs à venda por este valor recorde ( nenhuma transacção imobiliária alguma vez atingiu este valor ) , tendo como chamariz o jardim botânico que é um dos mais belos jardins privados da Europa com as suas 15 000 espécies tropicais raras ( e 15 jardineiros a tempo inteiro ... )