Prosimetron

Prosimetron

sábado, 29 de outubro de 2016

Loïe Fuller

La Danseuse é um filme sobre Loïe Fuller que passa amanhã na Festa do Cinema Francês, no Porto. E que estreia em breve nas salas de cinema portuguesas.

Marcadores de livros - 502

Cinco marcadores dos Arquivos de Le Loiret (França), situados em Orleães. 
O verso, com pequenas alterações de cor, é sempre igual.

100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto


100 Tesouros da Biblioteca Pública do Porto nasceu de uma ideia do antigo vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, e propõe uma viagem ao espólio da Biblioteca Pública Municipal. 
Com a curadoria de Fernando Pinto do Amaral, a exposição organiza-se em doze núcleos temáticos e cronológicos que dão a conhecer dezenas de obras impressas, onde se destacam incunábulos, mas também códices medievais, mapas, litografias e manuscritos diversos. 
Segundo o comissário, através da exposição "viajamos por um passado cuja herança e testemunho permanecem connosco, graças a objetos que nos deslumbram, que nos comovem, mas que, acima de tudo, nos fazem pensar no que hoje somos".
A exposição decorre até dia 13 de novembro, na Biblioteca Almeida Garrett.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Boa noite!


[...]
Caminhei por ali abaixo e acabei
Num daqueles cafés de quarteirão
Subi ao palco para cantar e tocar
O homem de lá disse «Volta noutro dia qualquer 
Soas como um parolo
Aqui queremos cantores de folk»

Bem, arranjei um trabalho com harmónica, comecei a tocar
Esgotando os pulmões por um dólar por dia [...]

Depois de semanas e semanas por ali
Por fim arranjei emprego na cidade de Nova Iorque
Num lugar maior, mais dinheiro também
Até me sindicalizei e paguei as quotas

Ora, um homem muito nobre disse uma vez
Que algumas pessoas nos roubam com uma caneta
Não levou muito tempo a descobrir
Do que ele estava mesmo a falar
Muita gente não tem muita comida na mesa
mas tem muitos garfos e facas
E tem de cortar alguma coisa

[...]

Trad. Angelina Barbosa e Pedro Serrano



Livros de Macau


Grande Feira do Livro de Macau até 3 de novembro, na Livraria do Turismo de Macau (Av. 5 de Outubro, 115, Lisboa).

• Dia 29 de outubro
16h00 – Sessão sobre Poetas de Macau (com evocação de Camilo Pessanha), na Fundação Casa de Macau em Lisboa, no Príncipe Real.
18h30 – Chá gordo*.

• Dia 31 de outubro
15h00 – Conferência tendo por tema os livros de Direito publicados em Macau, na Universidade Católica, por Filipa Guadalupe.
18h30 – Lançamento do livro de Shee Va, Espíritos, apresentado por Beatriz Basto da Silva, na Delegação Económica e Comercial de Macau.

• Dia 1 de novembro
17h30 – Conferência “Macau Visto do Mar: olhares sobre a cidade de marinheiros portugueses do século XX”, por Alfredo Gomes Dias, no Clube Militar Naval.

• Dia 2 de novembro
18h30 – Conferência sobre as Histórias de Macau, por Beatriz Basto da Silva, na Delegação Económica e Comercial de Macau.

• Dia 3 de Novembro
18h30 – Evocação de Maria Ondina Braga, em sessão orientada por José António Barreiros, na Biblioteca Nacional de Portugal.

*O 'chá gordo' é uma festa. «Ao final da tarde, por volta das 17h00-18h00 as pessoas reúnem-se em grupos familiares e de amigos para uma refeição e momento de convívio que se prolonga até ao jantar. É portanto um lanche ajantarado que inclui dezenas de iguarias... um pouco de tudo o que constitui a gastronomia macaense.»
(http://macauantigo.blogspot.pt/2012/12/cha-gordo-de-natal-na-casa-de-macau-em.html)
Acrescentado depois do comentário de bea.

A arte do retrato


Os Pompidou numa praia da Bretanha, 1968 .

Um quadro por dia


George Stubbs, Viscount Gormanston's white dog , 1781, 90,5x137,5cm .

Vendido recentemente no leilão Robert de Balkany ( 21 e 28 de Setembro ) da Leclere e da Sotheby's por € 459 000 . Um leilão de uma colecção extraordinária que rendeu 19,3 milhões de euros .

Humor pela manhã


Numa rua perto de si ...

Fernando Lemos: Para um retrato coletivo em Portugal, no fim dos anos 40


«Entre 1949 e 1952, Fernando Lemos desenvolveu um impressionante trabalho fotográfico, que assumiu múltiplas direções.
Esta exposição reúne o vasto conjunto de retratos, que realizou no seu atelier, de muitos protagonistas do mundo intelectual, nos meados do século XX, em Portugal. Pela sua extensão, poder-se-á dizer que inventaria parte significativa de uma geração, encerrada num país isolado
e alheio ao mundo que despontava depois da devastação do conflito mundial.
Nestas imagens as fantasmagorias possibilitadas pelo recurso à múltipla exposição da fotografia tornam visíveis os movimentos da interioridade das personagens, que se desdobram em gestos e poses, ainda que pareçam condenadas à impossibilidade de um horizonte externo. Entre o valor documental de uma
época e a experiência estética que a interpreta, Fernando Lemos construiu a preto e branco o mais declarado retrato da solidão coletiva.» (Do site do CCB)
A exposição pode ser visitada no CCB até 31 dez. 2016.

Bom dia!





Do novo álbum, e é bem bom .

Marcadores de livros - 501

A Biblioteca da Assembleia da República festejou, no dia 24 de outubro, 180 anos de existência. Passos Manuel criou, em 1836, a Biblioteca das Cortes com vista a instruir os deputados, tornando-os homens cultos e ilustrados.
Com vista a comemorar esta data, abriu na Biblioteca da AR uma exposição em que se podem ver algumas das suas obras mais preciosas. Foi editado um catálogo da exposição (em baixo) e seis marcadores que aqui se apresentam (frente e reverso).



Capa do catálogo

Ao longo dos próximos meses, seremos presenteados com novas exposições que apresentarão outras jóias bibliográficas.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Boa tarde!


Onde me apetecia estar





Em Paris, para assistir na bela Salle Gaveau , restaurada graças a Chantal e Jean-Marie Fournier , a este musical adaptado de uma obra que nos remete para os dias da infância e adolescência .

Números



27

anos é a idade de Corduroy, o gato mais velho do mundo . Nasceu a 1 de Agosto de 1989 e vive no Estado do Oregon, EUA .

Lá fora - 276



É a primeira exposição dedicada aos pintores " animaliers " flamengos do séc.XVII , que foram também os inventores do género . Podem ser vistas as obras-primas de Boelandt Savery, Brueghel o Velho, Frans Snyders, Jan Fyt ou Paul de Vos .



L' Odyssée des animaux, les peintres animaliers flamands du XVIIe siècle , de 8 de Outubro a 22 de Janeiro no Musée de Flandre, em Cassel, França . museedeflandre.lenord.fr

Humor pela manhã


De 38 em 38 anos há um extraordinário alinhamento de planetas, é hoje ! :)

Bom dia !





Duas das Três Danças Norueguesas de Grieg .

Marcadores de livros - 498

Cinco marcadores (verso e reverso) com pinturas de Amadeu, da exposição no Grand Palais.
Amadeu faleceu em Espinho, a 25 de outubro de 1918 

Leituras no Metro - 260

Alfragide: Oficina do Livro, 2016

Comprei este livro para os meus netos porque achei que este ano tinham de ler alguma coisa do Roald Dahl. Só espero que eles gostem. Estive a lê-lo e gostei muito. Para vos abrir o apetite deixo o 1.º capítulo:


Há gente que não gosta que os miúdos leiam Roald Dahl: não é 'politicamente correto'. Temos pena!... A vida também não é politicamente correta e precisa de alguma dose de loucura para ser vivida e se tornar um pouco divertida.

Marcadores de livros - 497

Verso e reverso de dois marcadores de Picasso que nasceu em 25 de outubro de 1881. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Boa noite!


Lá fora - 275





Na Villa Paloma do NMNM ( Nouveau Musée National de Monaco ) , está patente esta exposição sobre a dança, e mais genericamente sobre as relações entre o corpo e o espaço .



Até 8 de Janeiro.

Números


7 000 000

de euros , é por quanto está à venda o outro palácio Foz . Situado na Quinta do Marquês, com 60 hectares , em Torres Novas, foi reconstruído com desenho de Luigi Manini para os condes da Foz no final do século XIX, e depois de ter escapado a um projecto megalómano do grupo BPN / Soc.Lusa de Negócios está à venda . Não deve escapar a um destino hoteleiro de luxo, a menos que algum visto Gold intervenha e faça dele novamente residência particular ...

Merci !



Espero que este belo presente não tenha sido uma indirecta à minha higiene :), mas gostei muito e como se vê já está em local adequado . Obrigado !

Humor pela manhã


Nos limites do politicamente correcto, mas pronto tem alguma graça

Bom dia !





Do novo álbum de Vangelis, chamado precisamente Rosetta em homenagem à missão espacial homónima e escrito em colaboração com a Agência Espacial Europeia . Boa semana !

Marcadores de livros - 496


No Dia da Biblioteca Escolar.

 
Verso e reverso de dois marcadores galegos.

Obrigada, Luísa!

Um Editor de Génios

Gostei bastante deste filme. Thomas Wolfe, depois de ter sido recusado por muitos outros editores, é editado por Max Perkins, da Scribner's, que já havia descoberto Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway.
O editor (em cima) e o escritor (em baixo) que no filme são interpretados (e muito bem) por Colin Firth e Jude Law.

Nunca tinha lido Thomas Wolfe. Considerado um mestre das short stories, a sua escrita é autobiográfica e é uma das influências de Philip Roth.
Tenho O rapaz perdido, que estava, esquecido, à espera de tempo. Foi este o tempo. Li-o no fim de semana e gostei: «retrato de Grover - irmão de Wolfe  que morreu aos 12 anos - sob a perspetiva de quatro membros da família».
Trad. Maria Correia.
1.ª ed. Vila Nova de Famalicão: Quase, 2008.

Está também traduzido em Portugal, que talvez um dia o venha a ler:
Trad. Iva Delgado.
Lisboa: Círculo de Leitores, 1989.

domingo, 23 de outubro de 2016

Boa noite!

Gosto à brava deste homem e no final do liceu e anos seguintes fartava-me de o ouvir.

Uma leitura recente

Desconhecia este título do Vitorino Nemésio, Isabel de Aragão Rainha Santa. Acabei agora de o ler. Deixo as palavras do autor sobre o mesmo:

(...) uma interpretação puramente biográfica da Rainha - uma obra de arte. Seja como for não perdemos o pé da História, não inventámos um único personagem ou facto: a nossa invenção é puramente psicológica. Não se pode fazer uma «vida» com as verbas avulsas dos arquivos. 
(p. 79).

O livro foi publicado pela Texto em 2011.

Gostei do livro. Há muito que não lia Vitorino Nemésio.

Deixo a sugestão de leitura. Votos de um bom final de Domingo e de uma boa semana!


Marcadores de livros - 495

Uns sapatos para a Luisa.

Caixa do correio - 65

Estes postais chegaram no mesmo dia. De umas amigas que foram ao Canadá e gostaram do que viram.