Prosimetron

Prosimetron

sábado, 2 de janeiro de 2016

Boa noite!

Há uns dias vi na tv Aretha Franklin cantar «Natural woman» de Carole King, uma cantora que muito ouvi na minha juventude.


Lá fora - 245







O recentemente desaparecido Lucien Clergue foi o primeiro fotógrafo a entrar na Académie des Beaux Arts , tendo sido também o fundador dos Encontros d' Arles , pelo que é merecida a homenagem agora prestada através desta exposição patente no Grand Palais, em Paris . Quase 400 fotografias que ilustram bem as suas preferências : paisagens, touros, ciganos, ruínas e também o retrato como os vários que fez do seu amigo Picasso .

Les Premiers Albums , até 15 de Fevereiro .

Humor pela manhã


Bom dia !





R.I.P. querida Natalie Cole .

Caixa do correio - 53


Os cinco cartões de Boas Festas que recebi este ano.

Balthus em Roma


sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Boa noite!

Ajuda, ajuda!

Estou para aqui a classificar umas fotografias antigas. Conheço esta, mas não me lembro onde é!
Quem me dá uma ajuda?

Música para o Dia de Ano Novo

J. S. Bach compôs a quarta cantata da sua Oratória de Natal para a Festa da Circuncisão de Cristo que coincide com o Dia de Ano Novo. Segue esta bela ária "Ich will nur dir zu Ehren leben" (Quero viver só para Vos louvar), na interpretação de Werner Güra, acompanhado pela Akademie für Alte Musik de Berlim sob a direcção de René Jacobs.
A todos, um óptimo 2016!

Bonne Année!

Uma prenda com sabor muito especial pois é um mini-livro delicioso que nos dá alento
 para o Novo Ano

Bonne Année!


Ontem o fogo de artifício.


A profundidade de Tolstói neste 1º dia do ano.

Obrigada, MR!

2016: Ano Internacional das Leguminosas

O objetivo das Nações Unidas, através da FAO, ao declarar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas tem a ver com a importância das leguminosas na alimentação, principalmente em países em desenvolvimento, já que elas podem ser cultivadas por pequenos agricultores. E terem muitos nutrientes.  
http://criancabemnutrida.com/2015/06/21/leguminosas/ 
https://beatlescollege.wordpress.com/2011/05/09/contra-o-senso-comum/ 
http://semente-veg.blogspot.pt/p/preparacao-de-cereais-leguminosas.html 
http://portugalmundial.com/2015/07/farinha-de-leguminosas-um-perigo-real/ 
http://www.emagrecercomdietas.com.br/leguminosas-na-alimentacao 
http://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/66-as-5-leguminosas-mais-saudaveis-do-planeta

Gosto imenso de leguminosas e como-as frequentemente, principalmente ervilhas, grão, feijão manteiga e feijão preto. Com menos regularidade, favas, feijocas, feijão frade e lentilhas (que só uso num arroz indiano). 

Grande Guerra - 29


A exposição do ano em Madrid

Abre a 11 de maio de 2016.

Bom Ano 2016


Não tive tempo de fazer um cartão de votos de Bom Ano. Aproveito este bordado Chinês, que gosto, para desejar as maiores felicidades para 2016.
(É um pormenor do bordado que se encontra em baixo, no seu conjunto)


Feliz Ano Novo!

Para todos!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Auto-retrato(s) - 226



Cesky Krumlov , 140 km a sul de Praga, é uma vila dominada pelo castelo dos Schwarzenberg, uma das grandes famílias principescas do Sacro Império . Uma das atracções do local são os frescos pintados por Josef Lederer em 1748 que decoram a chamada Sala das Máscaras , e no meio das personagens da Commedia dell'arte encontra-se o próprio pintor, bebendo café e olhando para nós .


Livros de cozinha - 88

Uma amiga minha que compra o Expresso, mas não cozinha, ofereceu-me este livro. Gosto das receitas do Avillez porque não são complicadas de fazer. Pelo menos as que vai publicando neste jornal e que apresenta na tv em Combinações improváveis.


O livro contém algumas das receitas que, semanalmente, o chefe Avillez publica no Expresso, algumas das quais eu recortei e guardei. Assim, ém livro, é mais fácil de guardar e de encontrar. 

Um quadro por dia


É de um dos melhores pintores de Nova Iorque, Frederick Childe Hassam : A New Year 's Nocturne in New York , 1892, óleo sobre tela, col.particular .

Onde me apetecia estar



Em Lyon, cidade que não conheço, para assitir a uma das últimas representações desta extraordinária opereta de Offenbach que adapta um conto de Hoffmann .

Até 1 de Janeiro de 2016, Opéra National de Lyon .

Números


2,9 mil milhões

de euros , o valor total de compras feitas através da rede Multibanco na época de Natal , registado pela SIBS entre 23 de Novembro e 20 de Dezembro . Comparativamente ao período homólogo de 2014, há um acréscimo de 6,1 % .

Se somarmos os levantamentos em numerário o valor total é de 5,1 mil milhões de euros, e há também aumento de 3,5 % face ao período homólogo .

Bem pode a DECO fazer comunicados e alertas como o de ontem ...

Para logo ...



O habitual xxl da Moët , baptizado este ano como So Bubbly e decorado à mão com ouro verdadeiro. Uma edição de apenas 100 exemplares .

Bom dia !





Debussy por Thibaudet .

Feliz Ano Novo!

Com o melhor chá de jasmim que já bebi, 
venho desejar a todos, os da casa e os que nos visitam,

um 

FELIZ ANO NOVO
cheio de

ALEGRIA 
MUITO VIRTUOSO!


Obrigada MR.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Boa noite!

Obrigado !


Agradeço os presentes virtuais aqui recebidos com este , o novo álbum do grande Sempé . São 200 páginas com aquele humor melancólico deste grande observador da natureza humana .
E quem puder visitar a Galerie Martine Gossieaux ( Rue de l'Université, 56 ) até Março , em Paris, verá expostos alguns originais .

Humor pela manhã

Os piropos de 2015, mas confesso que alguns deles me deixam um sorriso amarelo ...

Bom dia!





Tão bom ouvir na cama, quando lá fora ameaça chover .

Leituras no Metro - 235

Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2015

Um contributo para a história da editora e livraria Romano Torres. «A atividade editorial de João Romano Torres começa em 1877, quando se autonomiza como tipógrafo editor, Só se afirma em pleno enquanto editor em 1885, com a compra do semanário literário O Recreio e a 'criação' duma editora homónima. (p. 69)
A obra mais antiga até agora identificada por Daniel Melo com a chancela da editora Romano Torres é Piquillo Alliaga, de Eugène Scribe, publicada em Portugal em 1889.
Na minha infância e juventude, li muitos livros da Romano Torres. E fui muitas vezes à livraria Romano Torres, na Rua Nova de S. Mamede, junto à Escola Politécnica.


E que me lembro eu de ler da Romano Torres? Para começar, a Coleção Manecas.

Imagem roubada ao Arpose.

Depois, o Salgari - todo, todinho. Só não li mais, porque não havia. Alguns até os reli e trili.



Li A cabana do pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe, primeiro numa edição da Bertrand e mais tarde esta:

Nesta coleção, li ainda Walter Scott, George Elliot, Dickens, as irmãs Brontë e Jane Austen, que releio frequentemente. E muitos outros autores, que agora não recordo.

Ivanhoe
O Talismã




Orgulho e Preconceito
Razões do coração
Sangue Azul
Fantasias de Ema

E li ainda alguns (poucos) livros da coleção Azul, como este 'clássico' de Max du Veuzit, que vim a descobrir há poucos anos que era o pseudónimo de uma francesa:  


E também uns policiais, muitos deles assinados com nomes estrangeiros mas que eram escritos por portugueses.

Espero que se venham a produzir outros estudos sobre outras editoras e livrarias.