Prosimetron

Prosimetron

sábado, 8 de junho de 2013

Antes da meia noite


Estreou há dias Antes da meia noite: dezoito anos depois de Céline (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke) se terem encontrado num comboio entre Budapeste e Viena 
e de terem passado um dia na capital austríaca (Antes do Amanhecer);  
e nove anos depois, de se terem encontrado em Paris (Antes do Anoitecer).

Em 2013, estão na Grécia de férias...

E daqui a nove anos?

Boa noite!

L’appel du large


Un matin nous partons, le cerveau plein de flamme,
Le coeur gros de rancune et de désirs amers,
Et nous allons, suivant le rythme de la lame,
Berçant notre infini sur le fini des mers.

Mais les vrais voyageurs sont ceux-là seuls qui partent
Pour partir, coeurs légers, semblables aux ballons,
De leur fatalité jamais ils ne s’écartent,
Et sans savoir pourquoi, disent toujours : Allons !

Amer savoir, celui qu’on tire du voyage !
Le monde, monotone et petit, aujourd’hui,
Hier, demain, toujours, nous fait voir notre image :
Une oasis d’horreur dans un désert d’ennui !

Charles Baudelaire
In: Les fleurs du mal

No Dia Mundial dos Oceanos

Mini-livros - 13

Lembrei-me desta edição da Constituição de Espanha - que entrou em vigor em 29 de dezembro de 1978 - depois da Ana ter postado uma edição miniatura da nossa Cosntituição. Tem 73 mm e vem dentro de uma caixa de metal.

Marcadores de livros - 92

Este marcador (frente e verso), que foi digitalizado sobre fundo preto, ter-me-ia dado muito jeito, em miúda, para pendurar na porta do quarto. :)

Camões na BNP no Dia de Portugal


Expresso, Lisboa, 8 jun. 2013

A foto da semana


Turquia, Praça Taksim : a jovem que é gaseada com gás lacrimogénio. A prova provada da desproporção e do abuso das forças de autoridade.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Boa noite!

Tom Jones, que faz hoje 73 anos, interpreta uma canção dos Creedance Clearwater Revival, 

Il collezionista di meraviglie. L'Ermitage di Basilewsky

Alexander Basilewsky na sua casa da Rue Blanche, 49, em Paris.

Para celebrar os 150 anos do Museu Cívico de Turim, o Palazzo Madama apresenta uma exposição que é uma homenagem aos grandes colecionadores, dedicada a Alexander Basilewsky, um dos grandes colecionadores do século XIX, em colaboração com o Museu Hermitage de São Petersburgo.
A exposição, que abre hoje, oferece uma viagem através da arte europeia da Idade Média e do Renascimento. É uma selecção de 80 obras da coleção de Alexander Basilewsky, muitas das quais nunca mais foram vistas no Ocidente, desde que deixaram a França em 1885.

Prato com casal de apaixonados.
Itália, 1530-1540
Prato com o retrato de Filipe II.

Até 13 outubro.

Humor pela manhã ...

Ai se era !

Os ilustradores de Enid Blyton - 2

Da coleção Aventura de Chico e seus companheiros, editados pela Livraria Clássica Editora, foram traduzidos, da esquerda para a direita, por J. Natividade Gaspar, Maria de Menezes e Fernando de Castro Ferro e foram publicados nos anos de 1962 e 1963. O mistério do maltrapilho e A Trinta-Diabos, por José Cambraia, e Os quatro aventureiros, por Paulo-Guilherme.
Il. de José Cambraia para O mistério do maltrapilho 
Il. de Paulo Guilherme para Os quatro aventureiros 
Il. de José Cambraia para A Trinta-Diabos

Estes foram também editados pela Livrraia Clássica Editora, na coleção Os melhores livros juvenis, São edições dos anos de 1970. Traduzidos por Anaïs Bonnel e Jorge Sampaio, Comandante Dentinho, Sampaio Marinho, todos têm ilustrações e capas de José Cambraia.
Il. de José Cambraia para os três livros da segunda foto.

Bom dia !



O álbum póstumo de H.Bassam, nome artístico de Hervé Dalmais, pai da cantora Camille e do também músico Simon Delmais, falecido o ano passado aos 58 anos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Thomas Mann - in memoriam

Thomas Mann nasceu a 6 de Junho de 1875 em Lübeck.

Ele era mais bonito do que as palavras podiam exprimir, e Aschenbach sentiu dolorosamente, como tantas vezes antes, que a linguagem pode apenas louvar, mas não reproduzir, a beleza que toca os sentidos

Thomas Mann, A Morte em Veneza, trecho retirado da wikipedia


Boa noite!

Música para o entardecer

Não se herda, por certo, a genialidade, mas pode herdar-se o talento. A minha descoberta musical de hoje: FRANZ XAVER MOZART, filho de Wolfgang Amadeus. 2.º andamento, andante expressivo, do 2.º Concerto para piano, em Mi menor, n.º 25. Uma beleza!

Esta noite em Gaia



O convidado da sessão de hoje do Clube dos Pensadores ( 21h30, Hotel Holiday Inn, Gaia ) é S.A.R. O Senhor Dom Duarte , Duque de Bragança. Prevê-se uma animada conversa sobre as vantagens e desvantagens do regime republicano e do regime monárquico.

Pensamento ( s )


Caroline aos 60


A grande rival de Anita ( Martine no original ), também com dezenas de milhões de álbuns vendidos faz em 2013 60 anos, e tem direito a reedições de doze dos álbuns e a ser vestida por trinta estilistas franceses. Os croquis estão expostos em Paris, no Bristol, até 13 de Junho.

Álvaro Cunhal

Passam este ano 100 anos sobre o nascimento de Álvaro Cunhal. No Pátio da Galé, em Lisboa, esteve patente até domingo passado uma grande exposição sobre este político comunista. Achei-a muito onteressante, principalmente no período anterior ao 25 de Abril
Página de história ilustrada, escrita e desenhada por Álvaro Cunhal na prisão para oferecer á irmão Maria Eugénia nos seus anos.
Recreação de um clandestino deslocando-se.

As caixas de tintas, a paleta e alguns esboços de desenhos de Álvaro Cunhal.
Algumas das pinturas de Cunhal. E alguns dos livros que escreveu.

Onde me apetecia estar

     - Jardin de l' Orangerie
 - Résidence de Trianon


Nem de propósito a sugestão de M.R.  : apetecia-me andar pelo hexágono, para conhecer um Trianon  que não é de Versalhes. Falo da Résidence de Trianon, o fabuloso domínio privado das famílias Moët e Chandon que unidas deram aquela que ainda é uma das mais vendidas e prestigiadas marcas a nível mundial.
São vários palacetes e deslumbrantes jardins que podemos encontrar neste domínio particular mas visitável, situado claro está em Épernay, a capital mundial do champanhe.

História de França

Paris: Pocket, 2012
€7,60

Costuma ser o Luís a apresentar-nos estes dicionários. Sai hoje, em França, este sobre a história da França, da autoria de Max Gallo.

Em Beja


Exposições, mercado do livro, workshops e desenho ao vivo.

Humor pela manhã ...




Bom dia !




quarta-feira, 5 de junho de 2013

Guerra e Paz

Portinari - Guerra e Paz, murais, 1952-1956
Nova Iorque, ONU

«Ninguém devia morrer sem ler Guerra e Paz.»
Miguel Sousa Tavares hoje numa entrevista à RTP1

Esta noite no CCB


Canto pelo fim do dia



Birthday  Ode " Come ye sons of Art, away" ( Z323) for Queen Mary , 1694.
3th Movement " Sound the trumpet ´til around" .
Henry Purcell

Números


24

Meses leva a partir de hoje Pedro Passos Coelho como " homem do leme ". Que balanço? Erros de casting nos ministros que escolheu, a começar pelo inefável Relvas, má comunicação da estratégia política, excessiva vassalagem a Berlim, opção pelos caminhos mais fáceis desde o início ( carga fiscal desde logo ) em detrimento das reformas estruturais prometidas. Erros dele, má fortuna nossa, mas continuo sinceramente sem ver uma alternativa credível à coligação chefiada pelo Dr.Passos Coelho.

A preferida em Lisboa


O programa Ler em Todo o Lado lançou o desafio e os portugueses aderiram votando online na escolha da livraria preferida dos leitores, em Lisboa. Venceu a Bertrand do Chiado, também reconhecida pelo Guinness Book of Records como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento (desde 1732). 
Uma ótima e justa escolha. 

Canto pela manhã


 
Em 5 de Junho de 1826, morria em Londres, com 40 anos, o compositor alemão Carl Maria Ernest von Weber, barão de Weber, um dos expoentes da música romântica na Alemanha. Devem-se-lhe as óperas Das Waldmädchen, Oberon e Euryanthe e a mais conhecida, Der Freischütz ( O Franco- Atirador), de deixo aqui o Coro dos Caçadores, que cantei no coro do Liceu Gil Vicente.

Elegâncias - 95

Hoje são umas Elegâncias diferentes. :)

Sapatos de noite, desenhados por Roger Vivier para a casa Dior.
Foto de Paul Schutzer que faleceu há 46 anos.