Prosimetron

Prosimetron

sábado, 21 de janeiro de 2012

Boa noite!

Modigliani - Retrato de Blaise Cendrars, 1917

Blaise Cendrars, pseudónimo de Frédéric Louis Sauser, um suíço nascido em 1887, influente no movimento modernista, naturalizado francês em 1916 e que faleceu a 21 de janeiro de 1961.

«Os homens diferenciam-se mais naquilo que possuem de mais comum.»
Blaise Cendrars

Amanhã, no Clube Literário do Porto


A partir das 17h30, realiza-se mais um Café Filosófico. Algo que em Lisboa cada vez há menos, pelo menos acho que está parado o do Instituto Franco-Português.

PENSAMENTO(S) - 220


(...) Este saber da incerteza certa vem, em grande parte, da ignorância em que todos estamos ( mesmo os economistas, mesmo os políticos ) dos mecanismos que regem a dinâmica da crise. Não há informação- porque há falta de conhecimento e porque, nos media, se desencadeou um fluxo ininterrupto de explicações, discursos, teorias, previsões da parte dos especialistas que encobre o vazio da informação, a ignorância do que realmente se está a passar. Mas ninguém ousa dizer que nada ou quase nada sabemos.

- José Gil, A incerteza do não-saber, na Visão.

Humor pela manhã... - 89


Na verdade, é humor pesado, quase negro. Perdi ontem, pelas obscenas declarações sobre as suas "reformas" e as suas "despesas", por completo o respeito ( e já não era muito ) pelo inquilino de Belém.
Uma insensibilidade atroz em tempos de crise.

Bom dia !



Prefiro dias de sol, mas não sou agricultor nem tenho barragens...

Mini-livros - 4

Parece-me que esta colecção de postais, com vistas de Roma, que tem 3,7 cm de altura, foi comprada numa papelaria romana, Papiro, mas não tenho a certeza.

Eugénio de Andrade - Conselho




Detalhe num estendal: uma planta sem vaso


Conselho

Sê paciente; espera
que a palavra amadureça
e se desprenda como um fruto
ao passar o vento que a mereça.


Eugénio de Andrade, "Os amantes sem dinheiro". In: Primeiros poemas / As mãos e os frutos / Os amantes sem dinheiro. Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2006, p.66


Boa noite!

Margot Fonteyn faleceu há 21 anos.
«E depois há a graça, quero dizer essa graça que resulta da fé. Fé na vida, no amor, nas pessoas, na dança. Tudo isso é necessário se se quer atingir algo de magnético, de poderoso, de significativo.»
Martha Graham


«Je pense que l'on peut danser jusque sur son lit de mort. Il suffit pour cela de remuer un cil avec allégresse, ou un doigt d'une main, ou de battre la mesure avec ses pieds en marquant bien la cadence du Magnificat
Marcel Jouhandeau (1888-1979)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Frigideiras de Braga


Eram duas, uma da Queijaria Central e outra da Pastelaria S. Marcos, ambas de Braga. Comi das duas, a meias. Ambas boas. Com grelos.
Já estava com saudades. Às vezes ia à Casinha do Pão, das Amoreras ou do Colombo, que as recebia num determinado dia da semana. Há tempos deixaram de as vender e é pena. Não percebo porquê. Se eu me atrasava um pouco, quando lá chegava já não as havia.

Frutas - 76


Entretanto, no CCB...


... sai Mega Ferreira, que lá esteve 5 anos, e entra Vasco Graça Moura. Apesar do meu apreço por Mega, não me parece que o CCB fique a perder.

Entretanto...


Ficamos à espera de novas Romas, outros Macedos e mais crónicas.

20 de Janeiro de 1942

A 20 de Janeiro de 1942, teve lugar a chamada Conferência de Wannsee. Num pequeno palácio, próximo de Berlim, cerca de 15 altas „individualidades“ do regime Nazi reuniram-se neste local, a convite de Reinhard Heydrich, chefe do Serviço de Segurança e apoiante incondicional de Heinrich Himmler. Da ordem de trabalhos constavam, como ponto único, a organização e implementação da „solução final“ da questão judaica, seguido de um „pequeno almoço“. O genocídio já estava em curso nessa data, pois Heydrich fora mandatado por Göring em Julho de 1941, a „gerir todos os preparativos necessários, de carácter organizativo, técnico e material, à solução geral da questão judaica em territórios de influência alemã na Europa“. Contudo, os „detalhes“ organizativos e burocráticos desde a deportação ao extermínio foram discutidos e decididos em Wannsee, entre eles, a „cooperação“ com as autoridades locais no territórios no Leste da Europa. Adolph Eichmann, responsável pela acta desta conferência, declarou durante o seu processo em Jerusalém em 1961, que seu chefe, Heydrich, saíra muito „satisfeito“, pois nenhum dos participantes apresentara objecções às orientações gerais nesta matéria.
O dia 20 de Janeiro marcou definitivamente o trágico e irreversível destino de milhões de judeus europeus.

O «Tesouro dos remédios da alma» - 1

Biblioteca Pública de Évora

«A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro.»
Samuel Johnson (1709-1784)

Mário Botas (1952-1983) - Retrato de Fernando Pessoa
Tinta-da-china sobre papel, 1982

«Ah, não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram!»
Bernardo Soares

Bom dia !

Boa noite!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Rómulo de Carvalho



Um convite e uma memória.

Carta a Jorge de Sena, de 29-12-1963

Diz a minha mãe que eu comecei a fazer versos aos 5 anos e aos 10 tive a comoção de ver os primeiros impressos e públicos.
Escrever poemas foi sempre para mim um estado de angústia, um sofrimento autêntico. Amorteci todo esse sofrimento durante anos até ao dia em que por motivos dolorosos me desfiz dele por completo na ingénua presunção de que me atrapalhava. Sobre isso passaram vinte anos.

Após eles...
tive trágica conversa comigo mesmo, a sós, e resolvi nascer de novo.

Rómulo de Carvalho daqui

Um futuro melhor

O aumento do mercado de produtos orgânicos, homens mais românticos, negócios com produtos para animais e uma nova relação entre avós e netos são algumas das principais tendências da nova sociedade de consumo. Quem o afirma é Li Edelkoort, pioneira mundial em tendências globais. Considerada pela Time como uma das 25 pessoas mais influentes na moda a nível mundial Edelkoort, que deu há dias uma conferência em Lisboa, mostrou-se otimista em relação ao futuro. "Vamos passar de uma sociedade individual para uma mais coletiva com os pais a assumir um papel mais ativo que as mães no tratamento dos filhos, algo nunca visto antes". E isso vai resultar no surgimento de" homens mais românticos e sensíveis". A nível familiar, as crianças serão mais "flexíveis" pois já nasceram numa época "confusa e sem otismismo", e haverá "uma nova relação entre avós e netos, moldada pelos gadgets e pela internet". No fim da sua apresentação, Li Edelkoort traçou as principais tendências para o verão de 2013. "A espiritualidade, a luz, os produtos artesanais, as rainbow tribes e a liberdade", marcarão a temporada.
Fonte: Briefing


Frase da semana


Portugal tem um primeiro-ministro que até é um tipo giro.

- Otelo Saraiva de Carvalho

Alguém que avise a mulher do Dr.Passos Coelho...

No Campo Pequeno

No Campo Pequeno, à 5.ª feira, há uma pequena feira de velharias, incluindo livros.

Poemas - 60



Eugénio de Andrade faria hoje 89 anos.

Humor pela manhã... - 88


Os Estados Unidos e os "imigrantes"...

Bom dia !



Donny Osmond ao vivo, recuperando um dos seus maiores êxitos da década de 70. Uma canção que já tinha sido na década anterior um grande sucesso na voz de Paul Anka.
Rosso Fiorentino (1494-1540) - Anjo músico
Florença, Galeria dos Ofícios

«O amor é uma desordem.»
Marguerite Yourcenar - De olhos abertos

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Boa noite!

Acho que foi o primeiro disco que tive da Joan Baez. Deu-mo uma amiga de escola, no dia dos meus anos, em 1968. Tem as seguintes canções: «With God on our side» (Bob Dylan), «Pack up your sorrows» (Richard Farina / Pauline Marden) e «The swallow song» (Richard Farina), que escolhi para vos desejar as boas noites:


Para HMJ.

Vai um cruzeiro?

Cartaz de Albert Sebille (1874-1953)

De preferência, se o imediato quiser fazer um desvio para ir saudar a família. Adeus!...

8,5 milhões de euros



É o preço-base com que este quadro vai à praça no próximo mês. Com a assinaura de van Gogh esta Vue de l'Asile de la Chapelle de Saint-Remy pintada um ano antes da morte do mestre holandês e que pertenceu a Liz Taylor vai ser a estrela do leilão da Christie´s em Londres.

Chocolate quente

Há dias tomei um chocolate quente pelo Chiado. Soube-me bem embora o achasse demasiado espesso, o que é uma pena pois desperdiça-se muito no interior da chávena. Excesso de maisena, talvez. Para mim o chocolate quente cremoso faz-se com ovos. Foi sempre assim que o tomei.
Ora experimentem esta receita: 2 ovos, 1 l leite, 4 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de chocolate em pó (de boa qualidade), 1 pitada de canela.
Bater as claras em neve e acrescentar as gemas, o açúcar, o chocolate e a canela. Lavar o leite a ferver enquanto se prepara este creme. Ao levantar fervura, tirar do fogo e deitar lentamente o creme misturando bem.
Faz-se rápido e é delicioso.

PENSAMENTO(S) - 219

Num tempo sem mestres, talvez as crises possam ser os grandes mestres.

- José Tolentino de Mendonça

In memoriam Gustav Leonhardt



O grande mestre deixou-nos na passada segunda-feira. Este é um excerto do seu último recital, que ocorreu em Paris no passado dia 12 de Dezembro. RIP.

Humor pela manhã... - 87

Auto-retrato(s) - 152

Alguns auto-retratos de Édouard Vuillard (1868-1940)

s.d.
1888
1888
1889
1903
s.d.
Aos 32 anos

Bom dia !

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sérgio Godinho: 40 anos de canções

O primeiro disco que comprei de Sérgio Godinho foi este 45 r.p.m. que foi, aliás, o primeiro disco do cantor. Pouco depois, ainda em 1972, saiu um LP com as canções deste disco e outras - Os Sobreviventes - que também tenho.
Deste primeiro disco trago «Romance de um dia da estrada»:


Boa noite!

Miguel Torga

Miguel Torga faleceu a 17 de Janeiro de 1995.


O rio


Alcanena

Gerês, 17 de Julho de 1975.



DISSONÂNCIA

É o mesmo rio a cantar contente,

E o mesmo ócio vegetal a ouvi-lo.

É o mesmo céu tranquilo

A reflectir-se na sua pureza.

E sou eu, na incerteza

Destes dias traídos,

A caminhar ao lado,

Desatento, alheado,

Sem ócio, sem pureza e sem ouvidos.


Miguel Torga, Diário XII, Coimbra, (2ª edição), p.121.

Humor pela tarde

No próximo verão as praias algarvias vão ter mais uma medida de austeridade, à semelhança da A22.

Françoise Hardy, bonne anniversaire

Françoise Hardy faz hoje 67 anos!  Parece-me quase impossível que uma das musas da minha juventude tenha envelhecido. Mas também eu: somos da mesma idade... Parabéns!

A melhor juventude...

Rudolfo pontapeia jornalista


Mesmo quem acredita na ressocialização, como eu, fica de boca aberta perante estes jovens cidadãos e seus extremosos pais.

Na Biblioteca Nacional


Inaugurada ontem esta mostra dedicada a Fialho de Almeida.

Humor pela manhã... - 86

«Se não tivesse sempre um livro novo, nunca me sentiria feliz.»
Santa Teresa de Ávila

Nick's movie

Um filme de Wim Wenders sobre Nicholas Ray. Este já se encontrava à beira da morte, vencido pela doença, depois de um longo período de decadência profissional e pessoal. O filme é um comovente diário sobre o fim da vida do cineasta: além de trechos de The Lusty men, vemos Ray no seu quotidiano e a filmar com os seus alunos, o que viria a ser Lightnin' over water.
A Cinemateca Portuguesa vai apresentar a raríssima montagem original do filme, tal como foi exibida no Festival de Cannes, que tem 20 minutos a mais do que a versão que foi comercializada. Uma oportunidade única.
Cinemateca Portuguesa
Dia 19 jan., 19h00; dia 24 jan., 22h00

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Boa noite!

Há dois dias, o APS colocou no Arpose a canção Monday, monday. Para acabar esta 2.ª feira, resolvi colocar a capa do meu single, de 1967, com aquela canção numa faixa; a outra tem California dreamin' que aqui fica:
«and the sky is grey»

O chocolate e a crise

O volume de negócios da Lindt & Sprüngli aumentou em 6% em 2011 face ao ano anterior, tendo atingido cerca de 2,1 mil milhões de euros. Os restantes dados financeiros serão divulgados a 1 de Março. Espera-se um bom resultado operacional com um aumento da margem de contribuição que poderá chegar a 40%. Curiosidade: a Alemanha, França e Suíça registaram um crescimento no consumo do chocolate suíço. Em contrapartida, em países como a Itália ou a Espanha, verificou-se uma quebra de vendas e de resultado. Sinais da crise que se vive no Sul da Europa?

Há 50 anos ...



A 16 de Janeiro de 1962, iniciavam-se os trabalhos de filmagem para a primeira película do agente secreto mais famoso. Sean Connery combatia de Dr. No e contava com o apoio (incondicional...) de Ursula Andress que, no seu biquíni escaldante e escandaloso à luz dos padrões da época, entrou na história como primeira Bond-Girl. Ao longo de cinco décadas, surgiram 23 filmes, protagonizados por seis actores diferentes. Connery encarnou o agente nas primeiras cinco adaptações e tinha uma namorada „fixa“, Sylvia Trench, interpretada por Eunice Gayson. Muito se modificou desde 1962 ....

Mãos frias

"Mãos frias
Ensaiadas
Na escuridão
De um sol que se solta
Da voz de um cantor
Que enfeitiça
A noite
E uma lágrima
Se esconde
Sorrateira
A querer cair."


[tirado da caixa de recordações]

Estava com as mãos frias. Encontrei este poema... e as mãos procuram o calor!

flores em Lisboa


Não conhecia. Que planta será esta que adorna uma das novas avenidas de Lisboa?
(Carnide, junto da saída do Metro).

Humor pela manhã... - 85

Allumez les étoiles

Miró - Estrela matinal, 1959
Mais peut être
Ne reste-t-il
Au temps caméléon
Plus de couleurs ?
Encore un sursaut
Et il retombera,
Sans souffle et rigide.
Peut-être,
Enivrée de fumées et de combats,
La terre ne relèvera-t-elle jamais la tête ?
Peut être,
Un jour ou l'autre,
Le marais des pensées se fera cristal
Un jour ou l'autre,
La terre verra le pourpre qui jaillit des corps,
Au-dessus des cheveux cabrés d'épouvante
Elle tordra ses bras, gémissante

Peut être...

Écoutez !
Puisqu'on allume les étoiles,
c'est qu'elles sont à
quelqu'un nécessaires ?
C'est que quelqu'un désire
qu'elles soient ?
C'est que quelqu'un dit perles
ces crachats ?
Et, forçant la bourrasque à midi des poussières,
il fonce jusqu'à Dieu,
craint d'arriver trop tard, pleure,
baise sa main noueuse, implore
il lui faut une étoile !
jure qu'il ne peut supporter
son martyre sans étoiles.
Ensuite,
il promène son angoisse,
il fait semblant d'être calme.
Il dit à quelqu'un :
" Maintenant, tu vas mieux,
n'est-ce pas ? T'as plus peur ? Dis ? "

Écoutez !
Puisqu'on allume les étoiles,
c'est qu'elles sont à quelqu'un nécessaires ?
c'est qu'il est indispensable,
que tous les soirs
au-dessus des toits
se mette à luire seule au moins
une étoile?

Maiakovski
trad. Simone Pirez e Francis Combes

Marcadores - 27

Em madeira, foram dos últimos a entrar para a coleção. Vieram de Palma de Maiorca, trazidos por uns amigos.

A Fuga para o Egipto

Ofereceram-me a Panorama, Revista Portuguesa de Arte e Turismo.

Domenico Tiepolo, Fuga para o Egipto

(Fotografia da revista Panorama, nº 12 IV série, Dezembro de 1961)

Rijksmuseum, Amesterdão



Lenda das rosas




A. C. Pires de Lima refere, embora sem indicar a localidade da recolha, que Nossa Senhora, fugindo à perseguição de Herodes, se teria ocultado numa casa de Jerusalém. Tê-la-iam marcado com uma rosa, mas quando no dia seguinte vieram prender a Sagrada família todas as casas estavam ornamentadas com rosas.




A. C. Pires de Lima, "Ensaios Etnográficos, Filológicos e Históricos", Vol III, Porto, 1948, in Panorama, Revista Portuguesa de Arte e Turismo, nº 12 IV série, Dezembro de 1961, p.6.