Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 21 de abril de 2009

Uma curiosidade, um mistério



Possuo uma medalha, que é um mistério: cunhada para a inauguração da estátua do Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira em Lisboa, em 1967, a verdade é que a estátua foi parar à Batalha. Esteve para ser colocada no alto do Parque Eduardo VII, mas parece que Salazar não gostou da ideia e desterrou-a. O cunho foi destruído e esta medalha é rara. Será que alguém conhece esta história?

6 comentários:

Anónimo disse...

Do que me lembro de ouvir, a estátua esteve para ir (depois do alto do Parque Eduardo VII) para a Praça da Figueira. Um dia, Salazar passou de carro defronte da Batalha e achou que ali é que a estátua ficava bem. Como achou, a estátua foi lá colocada.
Entretanto como a Praça da Figueira ficou sem estátua (e parece-me que já estava feito o pedestal), encomendaram ao mesmo escultor - Leopoldo de Almeida - a estátua de D. João I.
Vou ver se consigo confirmar esta minha lembrança.
M.

LUIS BARATA disse...

Manda quem pode... Mas uma vez que não existia nenhuma estátua de D.João I em Lisboa, digo eu, faz para mim todo o sentido que o da Boa Memória ficasse em Lisboa e o Condestável na Batalha.
Não conhecia esta medalha. Há uma loja no Rossio de medalhas onde eles normalmente conhecem tudo.

JP disse...

Tenho ideia de ouvir um rumor, atribuindo o desterro batalhino (sem desprimor para a Vila Heróica) a uma vontade de pessoas do regime (não necessariamente do próprio) de reservar o alto do Parque para uma eventual futura estátua do Prof Salazar.
Tudo visto e ponderado, se não desgosto de ver a estátua na Batalha, tinha sido melhor pô-la no Parque do que aquela coisa que lá apareceu depois.
Para mim, o verdadeiro e muito mais significativo monumento ao 25 de Abril está na Praça de Espanha, na junção do antigo (arco de S Bento) com o novo (M Alegre).

JP disse...

E, já agora, até gosto da obra de Cutileiro. Ali, o que falta é, essencialmente, a noção do espaço.

Miss Tolstoi disse...

Por acaso eu, que até gosto do Cutileiro, acho aquilo um pirilauzito muito infeliz. Não sei se ficaria bem~no meio de um jardim. Talvez...

JP disse...

Miss Tolstoi (Leona? :)

Concordo inteiramente consigo. Quando me referia à obra de Cutileiro era em termos genéricos, não àquela em particular (muito pelo contrário).