Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O(s) livro(s) da minha vida . 4

Jorge Luis Borges é um dos autores da minha vida. Penso ter actualmente quase tudo o que escreveu. Já tinha muito antes da Teorema ter publicado estes volumes a que chamou Obra Completa, e que são uma referência do corpus borgesiano em língua portuguesa. A OBRA COMPLETA de Borges seria um grande consolo na minha "ilha deserta".

Sempre tive enorme fascínio pela História de Roma, e a primeira leitura desta obra incontornável de Gibbon teve um "efeito multiplicador". Tenho-a em várias edições, umas integrais, outras abridged, em inglês e até em português. Uma escrita fabulosa, sendo certo que nem todas as análises de Edward Gibbon são hoje aceites pela comunidade científica, o que não surpreende dada a evolução operadas nas fontes, sempre acrescentadas desde o século XVIII. Volto muitas vezes a este fabuloso livro, não para o reler de fio a pavio ( já lá vai o tempo... ) mas a propósito de questões pontuais ( as tão bem diferenciadas heresias dos primeiros séculos do Cristianismo, ou os capítulos sobre Bizâncio ) .

É verdadeiramente um dos livros da minha vida as Memórias de Saint-Simon, um dos livros que me deu mais prazer até hoje. Obra imensa, crónica do reinado do Rei-Sol e da Regência, num estilo arrebatador. A edição mais antiga que tenho é de 1829, em 21 vols. , que pertenceu a Chaves de Almeyda e que adquiri numa venda renhida no Palácio do Correio-Velho há já muitos anos. Mais recentes, tenho várias, umas completas, outras que apenas têm as partes "mais suculentas", e recentemente as da Folio com interessantes estudos críticos.
Páginas fascinantes, a par de páginas hilariantes, a grande história e a petite histoire do Grand Siécle, e centenas de biografias de franceses e estrangeiros, incluindo portugueses. E claro que também tenho o delicioso pastiche escrito por Proust ( grande admirador das Memórias, tal como Stendhal ) sobre esta obra ( em Pastiches et mélanges ) .
A famosa edição de 1856 está integralmente disponível na net em http://rouvroy.medusis.com/, e existe também um sítio dedicado a Louis de Rouvroy, duque de Saint-Simon, o "duque memorialista" como é conhecido em França : http://www.saint-simon.net/.


5 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Ora aqui está uma selecção que não faz parte dos livros da minha vida. Conheço alguma coisa de Borges e li o livro de Gibbon. Mas nunca li Saint-Simon, "falha" que irei colmatar rapidamente. Ah! Ah! Ah!

Ideia gira esta dos livros da vida. Logo passarei para ver os atrasados.

LUIS BARATA disse...

Posso recomendar-lhe algumas partes bem interessantes. A leitura integral pressupõe muita disponibilidade temporal e mental...

ana disse...

Luís,
O Jorge Luís Borges é um dos escritores da minha preferência, também estava na lista dos escolhidos para falar.
Os outros que referiu não li mas as Memórias de Saint-Simon sempre me atraíram... a falta de tempo para me concentrar nele é um facto.

ana disse...

Luís venho só dizer-lhe que gostei do Post sobre D. Isabel II, do Reino Unido. É uma mulher forte, com personalidade e que já passou por duros golpes a começar pela 2ª Guerra Mundial.
Faço uma vénia a esta Rainha.

MR disse...

Pois eu também nunca li as Memórias de Saint Simon, nem nenhum excerto (acho eu).
Os outros livros também li, mas devo confessar (com vergonha) que Jorge Luis Borges não faz parte dos meus escritores. Devo ter começado mal...
Já estou em campo quanto ao Saint Simon. Pelo menos para dar uma vista de olhos. E pode ser que me entusiasme. Eu sou perita em ler calhamaços. Desde que interessantes.