Prosimetron

Prosimetron

domingo, 19 de abril de 2009

A Orquestra do YouTube

Fez-se história na quarta-feira passada, quando a Orquestra Sinfónica do YouTube se apresentou em público pela primeira vez e com sucesso, actuando no lendário Carnegie Hall de Nova Iorque, sob a direcção do maestro Michael Tilson, da Sinfónica de São Francisco.
96 músicos, de 30 países diferentes, escolhidos de entre 3000 candidatos não-profissionais de cerca de 70 países, que foram seleccionados mediante a apresentação de gravações video através da internet. Depois destas audições on-line, receberam também pela net lições e conselhos de músicos conhecidos. Finalmente, ensaiaram durante apenas dois dias em Nova Iorque antes do concerto de dia 15 de Abril. E que tocaram? Mozart, Bach, Wagner, Villa Lobos, e a estreia mundial da Sinfonia de Internet Nº1 Eroica, composta para a orquestra pelo japonês Tan Dun, que todos conhecemos das bandas sonoras de O Tigre e o Dragão e Herói.
E é claro, há um português na orquestra: Tiago Santos, de 20 anos, violinista, residente em Arada, Ovar, que integra as orquestras sinfónicas da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e da Póvoa de Varzim, e é violinista de reserva na Orquestra de Jovens da União Europeia.
Aqui fica o vídeo de apresentação da Orquestra do YouTube, sendo que estão disponíveis no YouTube os vídeos do concerto e dos ensaios.

Sem comentários: