Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 21 de abril de 2009

ONDE ME APETECIA ESTAR - 16 : Pazo de Santa Cruz de Ribadulla
















Já visitei várias vezes a Galiza, região do país vizinho que me agrada particularmente, mas nunca tive oportunidade de visitar um dos mais belos jardins galegos, o do Pazo de Santa Cruz de Ribadulla, a poucos quilómetros de Santiago de Compostela.
O Paço e os seus jardins foram idealizados por Don Juan Ibanez de Mondragon, cónego da Catedral de Compostela, e edificados a partir de 1521 com inspiração italiana mas com algumas particularidades: desde logo duas enormes avenidas de oliveiras que compõem uma cruz, e muitas árvores de fruto.
A propriedade pertence hoje a Alfonso Armada, actual Marquês de Santa Cruz, e antigo general( devem lembrar-se dele a propósito do golpe do 23 de Fevereiro...) .
E lá também podemos encontrar, além da grande colecção de camélias, flores galegas por excelência: Hortênsias, magnólias, azáleas, glicínias, túlipas da Virgínia, mas também laranjeiras, limoeiros, palmeiras das Canárias, tudo enquadrado por quedas de água, um velho moinho e tanques centenários.
Tenho pena de não ter encontrado fotografias mais "floridas", mas foi o possível.
Pazo de Santa Cruz de Ribadulla, Lugar de Ortigueira, Santa Cruz de Ribadulla, Vedra. Entrada- 3 euros. Visitas de quarta a sábado, das 10 às 13h e das 15 às 20h.






3 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser maravilhoso. Fui várias vezes à Galiza, a última das quais aí há mais de 20 anos.
M.

Jad disse...

E neste momento deve estar lindo com a sua famosa plantação de camélias

LUIS BARATA disse...

Bem, obrigado pelo complemento que deve ter sido bem intencionado, mas quando eu escrevi que não encontrei fotografias mais "floridas" do Pazo de Ribadulla, referia-me a tudo a menos a camélias... É que estas são o ex-líbris da flora galega e encontram-se por toda a região e em várias variedades. O que eu procurei e não encontrei foram fotos das hortênsias, glícinias, túlipas da Virgínia e azáleas que existem no Pazo.