Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O livro da minha vida. 7


Para mim é difícil escolher o livro da minha vida. Tenho, sim, livros e autores de que muito aprecio e, por isso, leio-os sempre com grande prazer. Na impossibilidade de escolher aquele livro opto por recordar dois livros que li recentemente e que foram os meus companheiros por várias semanas. São dois livros do mesmo autor – Carlos Ruiz Zafón, um dos romancistas europeus de maior projecção na actualidade. Escritor catalão, Ruiz Zafón iniciou o seu percurso literário em 1993, mas foi em 2001 que começou a publicar para adultos com A Sombra do Vento e, posteriormente, com O Jogo do Anjo. Obras através das quais o autor conquistou milhões de leitores em todo o Mundo e vários prémios literários, ao mesmo tempo que dava um novo fôlego à literatura popular espanhola. Eu diria que estes dois livros se complementam ao nível da narrativa e composição das personagens, na acção e no tempo, em que as suas histórias se desenrolam. Originais e com uma qualidade de escrita superior estes livros primam ainda pelo mistério e suspense que perseguem o leitor do princípio ao fim em relatos sobre os segredos do coração, a amizade e o feitiço dos livros. Estas narrativas são também duas fabulosas viagens em que descobrimos uma Barcelona do princípio do século XX (O Jogo do Anjo) e a Barcelona Modernista (A Sombra do Vento) mas melancólica, cinzenta e ferida quase de morte pela 2ª Grande Guerra e pela Guerra Civil Espanhola. O tempo passa mas na capital catalã preserva-se, oculto na cidade velha, um lugar misterioso: o Cemitério dos Livros Esquecidos, afinal, o epicentro das duas histórias. A quem ainda não teve oportunidade de os ler recomendo vivamente.

4 comentários:

MR disse...

Li A sombra do vento, de que gostei imenso. Não li O jogo do anjo, mas espero fazê-lo em breve.
A sombra do vento precisou de mudar de capa para que o público olhasse o descobrisse. Como se vê, escolhe-se pela capa.

ana disse...

Nunca li mas despertou-me a curiosidade. Também eu tive dificuldade em escolher o livro da minha vida porque são vários.
Ando cheia de trabalho e já estou com uma lista nova de livros ... nem sei por onde começar.
Fui a Barcelona há uns anos e gostei daquela cidade, da sua atmosfera mas pelo que ouço parece que está mudada. As épocas que referiu agradam-me sobremaneira.

LUIS BARATA disse...

E estiveste cá em casa em Março e esqueci-me de te passar o tal cd!

Miss Tolstoi disse...

Também gostei de "A sombra do vento". O "anjo" está numa pilha, à espera. E vai ter de esperar.