Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Há raposas no parque ...

Alguns contribuidores e leitores deste blogue partilham um grande privilégio comigo: a amizade com Clara Macedo Cabral. Entre as inúmeras virtudes e os muitos talentos de que a Clara dispõe, encontra-se o dote literário.
Clara Macedo Cabral, jurista de formação, possui um mestrado em Estudos Portugueses, Literatura Comparada, sobre Identidade e Escrita no Feminino, os contos de Katherine Mansfield e Clarice Lispector pela Universidade Nova de Lisboa. É um valor seguro no mundo da literatura nacional. Nos primórdios da blogosfera, no “Verão quente” de 2003, participou no blogue colectivo Desejo casar, passado a livro em 2006 e, posteriormente no Crítico Musical. Colaborou na redacção de um livro de memórias E Pilatos Lavou as Mãos, de Lulu Landwehr, publicado em Brasília em 2006. Marcou ainda presença na (infelizmente) já extinta Rádio Luna no programa À volta da Luna que enriquecia com a sua leitura de poesia.

Surpreende-nos agora com o livro intitulado Há raposas no parque – Crónicas de uma portuguesa em Londres. Editada pela QuidNovi, esta obra em forma de diário abre-nos uma nova perspectiva sobre a cidade de Londres, onde a autora vive há quatro anos. O livro segue “o fio dos dias – as dificuldades, o esforço de adaptação, de compreensão de outros costumes – e contrapõe permanentemente a cultura deixada e a cultura encontrada; mas que, muito além do relato desse quotidiano, faz uma autêntica viagem pela realidade actual e por aspectos históricos do país de acolhimento: detém-se em vultos femininos da literatura e da história dos direitos das mulheres no Reino Unido; aspectos da educação, demografia, arquitectura, sociologia, acontecimentos políticos, e sobretudo no contraste económico que o Reino Unido registou nos últimos anos – em 2007 o país estava, sem suspeitar, na recta final de um ciclo de expansão económica, em 2008 entrou em recessão e tem sido dos mais afectados pelo credit crunch.” (QuidNovi Editora, 2009).

O fascínio destas crónicas reside precisamente na simbiose perfeita entre a narrativa personalizada de Clara e a realidade objectiva, quer contemporânea, quer histórica. Os três capítulos que compõem o livro, mantêm este percurso e transmitem-nos uma já vasta experiência pessoal, adquirida por uma mãe que dá à luz num país estrangeiro e que, pouco a pouco, vem a conhecer os contornos de um ambiente que se revela ora acolhedor, ora estranho – mas interessante em todo o caso. Há raposas no parque proporciona-nos uma visão sobre a capital britânica que desmistifica clichés e vai à descoberta de novos horizontes.

O lançamento oficial do livro será no auditório da Fnac do Chiado no dia 20 de Maio pelas 18.30h. A apresentação estará a cargo da Professora Isabel Allegro de Magalhães.
A 17 de Maio (último dia da feira) a partir das 16h, teremos a oportunidade de assistir a uma sessão de autógrafos por parte da autora, no pavilhão da QuidNovi na Feira do Livro de Lisboa.
Don’t miss it!


Imagens: Capa do livro; Clara Macedo Cabral; Highbury Fields (Londres)

7 comentários:

ana disse...

Não conheço. Nunca li nada dela,
mas despertou-me a curiosidade.
Gosto da cultura inglesa vou pegar na sua proposta e comprar o livro.

LUIS BARATA disse...

Lá estarei! Afinal de contas, é nossa amiga e leitora londrina do Prosimetron.

Anónimo disse...

Muito obrigada Filipe, Luís e toda a equipa do Prosimetron pela gentil referência, a coincidir com o dia mundial do livro, e no meio de tão boas leituras que se recomendam!

Até muito breve, em Lisboa!

Clara C.

M.Margarida Pereira-Müller disse...

Com duas filhas a viver no Reino Unido, estou cheia de curiosidade em ler as impressões de Clara Macedo e comparar com as das minhas filhas.

Anónimo disse...

Parabens à Clara e ainda bem que o Prosimetron divulga. Conheço-a, não a vejo há anos, guardo dela uma simpatia imensa e estarei então na Fnac para a cumprimentar e trazer o livro pra casa. Parabens, Clara! Jorge Pereira de Sampaio

Anónimo disse...

Lá estarei com muito gosto e alguns macacaos no sotão. O primeiro livro é como o primeiro passo ou as primeiras palavras. Obrigado
MV

Anónimo disse...

Jorge,

Muito obrigada pelas palavras tão simpáticas, será um prazer rever-te ao fim destes anos!

Parabéns também pelo livro que lançaste recentemente!

Clara C.