Prosimetron

Prosimetron

sábado, 13 de setembro de 2008

Bs As : Tigre



Hoje passei uma parte do dia navegando no terceiro maior delta do Mundo (o primeiro é o do Nilo; o segundo o do Amazonas).



Fez-me recordar como o tempo é veloz ... e que de muitos dos amigos, por vezes, aparentemente, só resta a saudade.



Tinha navegado nas mesmas águas em 1995 e 1997 e não estão vivas as minhas companhias de então... dado que L.A., A.H. e L.M. já não vivem fisicamente junto de mim.



Mas hoje reencontrei-os a todos. Lembrei a "campainha" que L.A. dizia (fazendo o gesto) quando eu começava a contar uma "estória" menos apropriada; lembrei o "clok" que A.H. repetia, quase constantemente, quando eu começava a dizer disparates; lembrei os "mijones de mijones" que L.A. pronunciava à porteño para "millones de millones"... e ganhei forças para voltar a olhar os vários rios que se cruzam, pois não estava só.





Casa do Presidente Sarmento [por isso está dentro de um cubo de vidro].

Natália Correia, em permanente memória

nasceu em 15 de Setembro de 1923

Vem Espírito Santo

Partiste à luz do sol
e se quebrava a lua
em breve bater de asas
em estertor. E a sombra,
da vida o seu disfarce,
vinda da noite insone,
eterno dia, te recolheu
em seu seio maternal:
deusa de infinitude te sabia,
deusa vencendo a morte que mortal.
Em teu límpido olhar
não houve espanto. Tão só
um canto de paixão. Tão só
um canto.
E foi de amor o gesto
e de amor o mistério;
o gesto derradeiro que chamou
o Espírito Santo e o seu império.
16 de Março de 1993

João Mattos e Silva, "Marítimo Caminho", 1977

O confronto de duas rainhas segundo Schiller


ISABEL: Reconhecei-vos, finalmente, vencida? As vossas intrigas acabaram? Não há a caminho nenhum assassino? Nenhum aventureiro que se atreva a ser o vosso triste cavaleiro? Sim, acabou, Lady Maria. Já não encontrareis a quem seduzir. O mundo tem outros cuidados. Não há quem deseje ser o vosso ... quarto marido, pois vós matais tanto os vossos pretendentes como os vossos maridos!

MARIA: Irmã! Irmã! Meu Deus, meu Deus! Dai-me moderação!

ISABEL: Aí estão portanto, Lorde Leicester, os encantos que nenhum homem pode ver impunemente e ao lado dos quais nenhuma outra mulher deve ousar colocar-se. Em verdade ... Esta glória foi adquirida por baixo preço. Para ser a beleza reconhecida por todos, dar-se a todos é quanto basta!

MARIA: É demasiado!

ISABEL: Mostrais agora o verdadeiro rosto; até aqui foi apenas a máscara.

MARIA: Confesso as minhas faltas, da humana condição, da juventude derivadas. O poder seduziu-me, mas nunca o ocultei, nunca o dissimulei; com uma franqueza real desdenhei sempre as falsas aparências. O mundo conhece os meus erros mais graves, e posso dizer que valho mais que a minha reputação. Ai de vós se alguma vez, pelos vossos actos, for arrancado o manto da honra com que encobris hipocritamente o desenfreado ardor dos vossos prazeres secretos. Não foi honestidade que herdastes de vossa mãe; sabemos por que virtude subiu Ana Bolena ao cadafalso.

SHREWSBURY: Ó Deus do Céu! Teremos de chegar a este ponto? Será isso moderação? E submissão, Lady Maria?

MARIA: Moderação! Suportei tudo o que um ser humano pode suportar. Basta de resignação, de mansidão de cordeiro! Foge para o Céu, dolorosa paciência! Quebra finalmente os teus laços, sai da tua caverna, rancor demasiado tempo reprimido! E tu, que deste ao irritado basilisco o olhar mortífero, coloca-me na língua a envenenada seta ...

SHREWSBURY: Oh! Está fora de si! Perdoai a furiosa loucura, a profunda excitação!

LEICESTER: Não escuteis esta mulher em fúria! Vinde, vinde; deixemos este amaldiçoado lugar!

MARIA: O trono de Inglaterra está profanado por uma bastarda; o nobre povo britânico é enganado por uma astuciosa comediante. Se o direito governasse, seríeis vós quem, neste momento, estaria a meus pés, no pó, porque sou eu o vosso rei.



Maria Stuart, Acto III, Cena IV, de Friedrich Schiller; tradução de Norberto Ávila, Verbo


Dignidade

"Hoje não me alegram as amendoeiras do horto. Lembro-me de ti."
Jorge Luis Borges


[Segui o teu exemplo. Tive dignidade para comigo e para com o nosso pensamento. Obrigado pelo que me ensinaste.]

Cúpula com frescos


Berni


Berni

São apenas exemplos dos frescos da cúpula das Galerias Pacífico, o maior Centro Comercial da Argentina (Av. Córdova, Viamonte e Florida).
Por vezes esquecemos que estamos numa catedral comercial.
Os pintores são: António Berni; Juan Carlos Castagnino; Lino Spilimbergo; Manuel Colmeiro e Demetrio Urruchúa.


L. Spilimbergo


Demetrio Urruchúa

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Sagrado e Profano

Na catedral Metropolitana, em Bs. As., encontrei um dos melhores exemplos de diálogo do sagrado e do profano.



Começa pela fachada, lembrando um templo neo-clássico (construído em 1827), embora a Igreja Maior primitiva tenha sido começada em 1580; é composta por doze colunas coríntias (o mesmo número dos apóstolos). Não tem qualquer alusão a ser uma igreja... mas sim, do seu lado direito, uma lâmpada votiva, onde arde a "Llama de la argentinidad" recordando o descanço eterno do "Pai da Pátria", General José de San Martín e do Soldado Desconhecido da Independência.

O interior é pavimentado com lindos "tapetes" de flores...


Numa "capela" construída fora das naves (para já não estar em espaço "sagrado"), mas entrando por uma delas, a meio da parede do lado direito, encontra-se o Mausoléo do herege e maçon José de San Martín, ...


Obra de Albert Ernest Carrier Belleuse, 1880.

...que é guardado por dois jovens soldados do Regimento de Granadeiros, cuja cerimónia de render da guarda decorre militarmente dentro da catedral.


[vale a pena ver]


Ao lado, mas já dentro da planta de cruz latina, encontra-se a capela de Nossa Señora de la Paz, com uma imagem vinda do Perú, em 1751, ricamente paramentada com fatos bordados.


Ao seu lado a bandeira da Argentina e da Bolívia, oferta de duas famílias.



A bandeira da Argentina encontra-se "envolvida" de plástico para não apanhar pó.


E assim convive o sagrado e o profano...
E por falar em judeus...

Tatiana Salem Levy é um nome a fixar para quem gosta de acompanhar o panorama da literatura brasileira. Escritora, nascida em Lisboa há 29 anos mas a viver desde os nove meses de idade no Rio de Janeiro, esta judia com ascedência turca é já considerada "autora revelação", graças à intensidade que imprimiu o seu romance autobiográfico a que deu o título de A chave de casa. Audaciosa, Tatiana Levy, sobrepõe uma narrativa de viagem a uma história de paralisia. Um corpo que percorre a Turquia na esperança de encontrar uma casa de família e um corpo que jaz e sofre na cama. Um paralelo tão contraditório como as confissões expressas na obra; confissões sobre um amor que vai sobrevivendo graças a instantess de delírio sexual, em que tudo é permitido, aliados a momentos de medo. E, ao mesmo tempo, por entre narrativas ficcionais e memorialísticas, a figura maternal, a mãe que se ama, a mãe que já morreu mas que se quer ressuscitar, a mãe de que se precisa. Ainda não li o livro, mas quem já o fez afirma ser difícil supor como uma jovem adulta, de aspecto frágil, pudesse escrever de forma tão crua ao ponto de provocar uma sensação de quase claustrofobia nos seus leitores. A edição tem a chancela Livros Cotovia que também tem publicadas obras de Bernardo Carvalho (1960, Rio de Janeiro). Aberração, Teatro, Nove noites, Mongólia e O Sol se Põe em São Paulo, são os títulos daquele que é tido como o mais original escritor brasileiro dos anos 90 graças a uma escrita depurada e cerebral, em que nada é o que aparenta ser e que agarra o leitor como um vício.

Hoje, em Mateus

-Foto de Luís Boleo

Manuel Alegre recebe hoje das mãos de Cavaco Silva o prémio Dom Diniz, atribuído pela Fundação da Casa de Mateus, pela obra "Doze Naus", publicada em 2007 pela D.Quixote.
A escolha da obra coube a um júri constituído por Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral.

Blaise Pascal - 2 : Sobre a medida do Homem

" Quando considero a breve duração da minha vida, absorvida na eternidade precedente e seguinte, o pequeno espaço que ocupo e que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro e que me ignoram, assusto-me e pasmo de me ver aqui e não além, porque não há razão para ser aqui e não além, para ser agora e não depois. Quem me pôs aqui ? Por ordem e decisão de quem este lugar e este tempo me foram destinados ? "

- in Pensamentos Escolhidos, trad. de Esther de Lemos, Editorial Verbo, 1972.

Mais uma razão para visitar Londres



London's Royal Academy of Arts to host Byzantium exhibit Thursday September 11, 2008.


If you're fortunate enough to live in or near London, or if you have an opportunity to visit, don't miss this unique exhibit at the Royal Academy of Arts.


http://www.royalacademy.org.uk/exhibitions/byzantium/

Beginning at the end of October and running through March of 2009, Byzantium: 330-1453 will focus on the history of the Eastern Roman Empire throughout its 1100 years.



This is the first time since 1964 that any museum has offered such a comprehensive look at Byzantine art and artifacts, and the exhibit includes items that have never travelled outside their home nations. While the organizers didn't get all the pieces they had hoped for, the exhibition should still be phenomenal.


Find out more about it in the article at AFP.




Buenos Aires

Deixar-nos "perder" nas ruas de Bs. As. é uma sensação quase única. Cada bairro é diferente nas suas casas e nos seus habitantes.



Existe uma separação nitida... por vezes basta passar uma rua mais larga (como a Av. 9 de Julio, a avenida mais larga do mundo)...



...outras apenas dobrar uma esquina




Nesta casa, que na verdade apenas tem para a rua uma porta (a do meio, com grades brancas, que fica entalada entre a casa da esquerda e a garagem) nasceu "Pichuco", como era conhecido Anibal Troilo, que com o seu bandoneón marcou a música do tango.

Casa de Carlos Gardel


Foi nesta casa, agora convertida em casa-museu, que Carlos Gardel viveu os seus últimos anos.




Tecnicamente não é um primor...


...mas vale uma visita.






Fiquei a saber que se chamava Carlos Romuald Gardes (vale mais aprender tarde do que nunca).

Fileteado

Já me tinha esquecido de como eram algumas ruas de Buenos Aire [= Bs. As.]. O fileteado é uma forma decorativa tipicamente porteña.
Estes exemplos foram fotografados no bairro de Abasto, onde viveu Carlos Gardel.
[Só tenho pena de não ter uma boa máquina. Vou fazendo o que é possível com o telemóvel]







quinta-feira, 11 de setembro de 2008

De novo, Parabéns João

De Bs.As. envio um abraço muito grande. E só poderia enviar esta música na voz de Carlos Gardel.



Que a vida seja longa, com saude, amor e alegria... o resto vai-se arranjando!

Parabéns, João!



Que o nosso amigo e contribuidor João Mattos e Silva ouça (e cante) esta canção muitas, muitas vezes.
Parabéns!

Cinema israelita

Começa hoje e prolonga-se até dia 17 de Setembro o 4º Festival de Cinema Israelita de Lisboa, que decorre no Cinema City no Campo Pequeno.
Estarão presentes alguns dos realizadores e actores dos filmes exibidos.

De poeta para poeta

http://www.youtube.com/watch?v=HakV--x6LXM

Dedicado ao João, que hoje é menino.

Da amizade em geral e em particular

" A amizade é, acima de tudo, certeza- é isso que a distingue do amor. É também respeito, e aceitação total dum outro ser."

Tenho guardada esta citação há anos. Infelizmente, e ao contrário do que é habitual, sem qualquer indicação acerca do seu autor. Mas não é importante saber a proveniência, conta muito mais o que ela exprime sobre o fenómeno da amizade, essencial à vida humana como já Aristóteles tinha percebido e teorizado num tratado que dedicou ao tema.
E hoje apeteceu-me pô-la aqui neste blogue de amigos, porque quero que ela fique associada a um amigo em particular, o João Mattos e Silva, neste seu dia de aniversário- 11 de Setembro.
Sim, porque o João é um bom amigo, das boas e das más horas, das alegrias e das tristezas. Muito nos une, nos gostos e na sensibilidade, nas convicções; embora naturalmente também divergimos em muitas outras coisas, mas sempre com respeito, que é, para mim, inerente e constitutivo da amizade verdadeira.
Tenho ainda outra citação guardada que diz que " a amizade não se agradece, retribui-se ".
Assim, sendo fiel também a este princípio, espero continuar sempre a retribuir a amizade do João.

Inquérito revela dúvidas sobre o 11 de Setembro

Um inquérito realizado por uma organização que eu não conheço, WorldPublicOpinion.org, mas que merece destaque pela Al Jazeera, apresentou umas conclusões "interessantes". Tratou-se de perguntar a 16.000 pessoas em todo o mundo, "Who do you think was behind the 9/11 attacks?", ("Quem crê ter estado por detrás dos ataques de 11 de Setembro"?).

As respostas foram:
46% - Al Qaeda
25% - Não sei
15% - o Governo norte-americano
7% - Israel

O artigo integral pode ser encontrado em http://english.aljazeera.net/news/americas/2008/09/200891133339749344.html

Crónicas do Mundo - II

Tomar o jantar num continente e o pequeno almoço seguinte em outro é já bastante vulgar. Agora deixar uma temperatura de 40.º graus C. e aterrar num ambiente de 12.º é um pouco pior.
11111 km em voo separam Buenos-Aires de Paris (os 40.º C era em Roma, Paris estava mais fresca) e demoraram apenas cerca de 13.30 horas.


No Aeroporto havia um pequeno terceto-musical que dava as boas vindas... (não era para mim, mas aproveitei).

Crónicas de Itália - IX

Itália consegue sempre surpreender o cidadão comum. Apenas dois exemplos ligados à moda:



julgo que não são precisos comentários

Crónicas de Itália - VIII



Na Galleria Borghese encontra-se patente, até ao dia 14 de Setembro, um óptimo conjunto de obras de Correggio denominada "Correggio e l'Antico alla Galleria Borghese". É uma oportunidade única para admirar, lado a lado, obras que se encontram espalhadas por todo o mundo. O único senão da exposição é a forma como se encontra exposta (passo a redondância). Como a Galleria Borghese já é pequena para mostrar a sua colecção permanente, colocaram os paineis da nova exposição por entre os quadros expostos ou aproveitando algumas "folgas" deixadas por quadros emprestados para outraas exposições. Perdeu-se a visão de conjunto e mais uma vez os quadros não tinham espaço "para respirar"



No próximo ano é a exposição é sobre "Bacon e Caravaggio". Espero voltar com M.

Cronicas de Itália - VII

Galleria Borghese


Bernini : Apollo e Dafne (1622-25) mármore de Carrara 243cm.

A Galleria Borghese, nos jardins com o mesmo nome em Roma, constitui uma das melhores pinocotecas e um dos melhores conjuntos de estatuária entre os finais do século XVI e o século XVIII.

Se tivesse de escolher uma obra apenas, ficava completamente perdido. As esculturas de Bernini de que mostro apenas dois exemplos


Bernini: David (1623-24) mármore branco 170cm.

A deposição de Cristo


Raffaello Sanzio : óleo sobre madeira 184x176cm.

ou os quadro de Caravaggio (e de que São João é apenas um dos muitos exemplos)


Caravaggio : S. João Baptista, óleo sobre madeira, c. 1610, 159×124 cm

para não falar em Cranach


estariam entre os eleitos... mas qual, não sei.

Um dos aspectos negativos do museu é a disposição e a apresentação das obras. Se mais parede houvesse mais quadros estariam expostos. A nossa vista deixa de ver, tanta é a abundância... mas já voltaremos a esse assunto no próximo post.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A mão de David


David (detalhe) (1504), Michelangelo Buonarroti, Galleria dell'Accademia, Florença

Keane em Lisboa

Uma das melhores bandas de sempre, Keane, vai tocar em Lisboa a 12 de Novembro. Talvez me desloque... Eis a lista de concertos na Europa, anunciada hoje no Facebook

Outubro
27 - Antwerp, Lotto Arena
28 - Rotterdam, Ahoy
31 - Copenhagen, Valby Hall

Novembro
1 - Stockholm, Annex
3 - Oslo, Sentrum
5 - Cologne, Palladium
6 - Berlin Tempodrom
7 - Munich, Zenith
9 - Barcelona, Razzmatazz
11 - Madrid, La Riviera
12 - Lisbon, Coliseu
20 - Paris, Zenith

Contos de Orkény - 4


IN MEMORIAM DR. K.H.G.

- Holderlin ist ihnen unbekannt ? - perguntou o Dr. K.H.G. enquanto estava a fazer a cova para o cadáver de um cavalo.
- Quem era? - perguntou o guarda alemão.
- O autor do Hyperion - explicou o Dr. K.H.G. , que gostava muito de explicar as coisas. - A figura mais significativa do romantismo alemão. E Heine, por exemplo ?
- Quem são eles ? - perguntou o guarda.
- São poetas- disse o Dr.K.H.G. - E o nome de Schiller, também não lhe diz nada?
- Conheço, sim- disse o guarda alemão.
- E Rilke ?
- Esse também- disse o guarda alemão, que ficou vermelho como um pimento quando abateu a tiro o Dr.K.H.G. .

- Istvan Orkény, Histórias de um minuto, vol.1 , Cavalo de Ferro Editores, 2004.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Uma vez mais a realidade ultrapassa a ficção

Numa localidade do Estado de S.Paulo, Brasil, dois meninos de 13 e 12 anos de idade foram encontrados no passado domingo, dentro de sacos de lixo, depois de terem sido esquartejados e queimados, apresentando ainda sinais de violentas agressões.
O pai e a madrasta dos dois meninos já foram presos e acusados, tendo a madrasta entretanto relatado às autoridades policiais que os jovens foram asfixiados com sacos de plásticos, e depois de mortos queimados e esquartejados com uma foice.
Alegado motivo do crime: os jovens recentemente tinham-se queixado à polícia de agressões infligidas por parte do pai e da madrasta.
Desde 2005 que a Guarda Civil do Estado de S.Paulo tinha registos de episódios de maus tratos infligidos a estes dois irmãos no seio do agregado familiar.

Mais uma vez se confirma a terrível tese, apoiada aliás pelos registos estatísticos, que a maior parte dos maus tratos sofridos por crianças são causados por familiares próximos.

Espaço BES - Arte e Finança

Inaugura hoje o Espaço BES- Arte e Finança, no Marquês de Pombal, em Lisboa. Trata-se de um espaço de 2700 metros quadrados, de entrada livre, que albergará duas áreas de exposição de fotografias, uma zona de acesso grátis à internet, um restaurante, e naturalmente balcões dos Bancos BEST e BES...

S. Pedro Claver

Hoje, 9 de Setembro, é o dia reservado pela Igreja Católica a S.Pedro Claver ( 1580-1654 ) , santo protector dos escravos e dos seus direitos.
Natural da Catalunha, Pedro Claver ingressou aos 22 anos na Companhia de Jesus e fez uma parte dos seus estudos em Palma de Maiorca, onde foi influenciado por S. Afonso Rodrigues.
Foi ordenado em Bogotá, para onde tinha sido enviado como missionário, e aí confrontado com as condições de vida dos escravos negros trazidos de África, decidiu consagrar a sua vida ao apostolado junto deles, chegando mesmo a fazer um voto de ser aethiopum semper servus ( sempre escravo dos negros ) , tendo cumprido esse voto durante mais de 40 anos.

TV em DVD: as novas temporadas



São editadas por esta altura as novas temporadas da "True Golden Age of Television". Esta designação, curiosamente, indica séries actualmente em exibição, cujo sucesso se tem atribuído a um simples fenómeno económico: os melhores argumentistas norte-americanos migraram da sétima para a oitava arte por razões mercantilistas, dado que um rendimento constante derivado dos vários episódios aparentemente bate a incerteza do próximo cheque do cinema.


Este ano, devido à greve dos argumentistas, a maior parte das séries possui menos episódios que o habitual, e parece que Heroes desceu muito em qualidade. Mesmo assim... eis as datas de publicação para algumas das séries que estão em voga por esse mundo fora:

- 17 de Junho - Jericho, Season 2 (EUA)
- 30 de Junho - Torchwood, Season 2 (Reino Unido)
- 12 de Agosto - Prison Break, Season 3 (EUA)
- 19 de Agosto - House, M.D., Season 4; Dexter, Season 2 (EUA) - O Luís já fez o elogio desta última série, muito merecido.
- 26 de Agosto - Heroes, Season 2 (EUA)
- 2 de Setembro - Supernatural, Season 3; Desperate Housewives, Season 4 (EUA)
- 9 de Setembro - Grey's Anatomy, Season 4 (EUA)
- 16 de Setembro - Private Practice, Season 1 (EUA)
- 23 de Setembro - Brothers and Sisters, Season 2 (EUA)
- 6 de Outubro - Battlestar Galactica, Season 4 (Reino Unido) - ainda sem data para edição nos EUA
- 20 de Outubro - Lost, Season 4 (Reino Unido) - nos EUA sai a 9 de Dezembro